Resumo

O texto trata do trabalho pedagógico na Educação Física considerando elementos da ontologia do ser social que nos permitem explicar como nos tornamos seres humanos ao longo da história e as características imanentes do trabalho. A pergunta científica diz respeito às possibilidades das mudanças nas tendências imanentes ao processo de trabalho capitalista em geral, em particular do trabalho pedagógico, e em especial, na Educação Física. A hipótese é de que não tem havido mudanças nas tendências imanentes do processo de trabalho capitalista, além das analisadas por Marx, o que nos coloca o desafio histórico de reconhecermos, no trabalho pedagógico, suas possibilidades e tendências, para nelas interferir. O fio condutor da exposição parte do conceito de movimento, matéria, atividade, trabalho e consciência, considerando determinados modos de produção – comunal, asiático, feudal, capitalista –, para chegarmos às possibilidades do trabalho em geral e, em especial, do trabalho pedagógico. Dados empíricos advêm da área da Educação Física e as fontes são as mediações no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA. As análises realizadas estabelecem relações e nexos entre o movimento mais geral do capital e suas leis e as particularidades do trabalho pedagógico, em especial na Educação Física, indicando a atualidade da defesa do Curso Unificado de Licenciatura Ampliada.

Acessar