Resumo

Este trabalho versa sobre a investigação de experiências formativas, estéticas e éticas, com conteúdos curriculares do campo das linguagens corporais e artísticas, realizadas no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, e na escola. Aqui, delimita se a elaboração de práticas inovadoras de pesquisa e produção científica em articulação com a intervenção pedagógica e cultural com a Ginástica Geral ou Ginástica para Todos na licenciatura/formação de professores de Educação Física. A problemática se relaciona com produção e intervenção nas metodologias de ensino e pesquisa do trato da Ginástica Geral na interrelação com a cultura corporal e artes integradas. Busca se inspiração no tenso entrelaçamento entre Educação Física, Arte, Pedagogia, Filosofia e crítica cultural/social na contemporaneidade. As inferências se dão no campo das pedagogias críticas da educação e Educação Física no dialogo com a Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt. Ressalta se a pertinência de um entrelaçamento interdisciplinar, na forma de uma práxis educativa que potencialize a dignidade de experiências metodológicas com a Ginástica Geral, em favor da formação cultural dos/as professores/as e de alunos/as das escolas públicas e contra os estados de barbárie e violência que insistem em persistir na educação contemporânea.  

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