Docência em Educação Física e maternidades construindo outras inter-relações
Por Caroline Maciel da Silva (Autor), Natacha Silva Tavares (Autor), Vera Regina Oliveira Diehl (Autor), Tatiana Martins Terragno (Autor), Simone Santos Kuhn (Autor), Lisandra Oliveira Silva (Autor), Gabriela Nobre Bins (Autor).
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a maternidade e os modos de viver essa experiência que impactam e são impactados pela docência em Educação Física na Educação Básica e no Ensino Superior, em Porto Alegre/RS e região metropolitana. A temática abordada se fundamenta na análise das interpretações de dois grupos de discussão, constituídos como estratégia metodológica e das informações obtidas que possibilitaram a construção de uma categoria de análise em uma pesquisa de Doutorado. As análises e as interpretações da pesquisa indicam que as professoras participantes do estudo percebem que apesar da maternidade ser uma experiência vivida de modo individual, cercada de exigências sociais e que localiza na mulher significativa responsabilidade pela criação dos/as filhos/as, há possibilidades de se conceitualizar e viver outras experiências de maternar de modo mais coletivo e comunitário.