Docência em Educação Física Inclusiva: Esgotamentos Vividos no Contexto do Ensino Remoto Brasileiro
Por Roseli Belmonte Machado (Autor), Denise Grosso da Fonseca (Autor).
Resumo
O ano de 2020 é marcado pela pandemia Covid-19, fato que impactou várias formas de vida. Ou seja, o distanciamento social era duas formas de enfrentar uma pandemia, fazendo como as salas de aula estão presentes no Brasil, migrando para o modelo de ensino remoto. Nessa realidade, este estudo, considerado remoto no contexto social, político e econômico brasileiro, visa problematizar ou ensinar professores de Educação Física Escolar a partir do contexto de salas de aula remotas no Brasil, com o foco de não trabalhar com aquelas consideradas inclusivas. Estudo exploratório qualitativo, que realizou entrevistas com professores de Educação Física. Fiz 116 entrevistas, por meio de questionário elaborado na plataforma Google .Um suporte ou contribuição da pesquisa pós-estruturalista para pensar a Educação, apoiada pelo governo e pela docência. Partindo da análise de dois pontos traçados para discutir: as práticas trabalhadas na Educação Física com inclusão não remota e a ideia de crise em uma Educação Física inclusiva. Nesse sentido, argumenta-se que na ausência de contato como aluno na escola e nas desigualdades ou no contexto social e econômico brasileiro, podemos provocar práticas de exclusão e contribuir como corpo docente.