Editora CRV. Brasil 2017. 220 páginas.

Sobre

Esta obra, organizada por Rosa Malena Carvalho, expressa a práxis de uma trabalhadora do campo da educação comprometida com uma educação púbica que seja conectada com a conjuntura política e social de nosso país.
Ao eleger a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como tema deste livro, a autora, por um lado revela sua face militante em busca de uma sociedade mais justa, por outro, nos leva a refletir sobre um segmento escolar carente da atenção de autoridades, educadores e da própria população brasileira. Não tenho dúvidas que a EJA é uma real amostra da desigualdade social que vivemos, desigualdade esta resultante das políticas públicas implementadas e que repercutem em nosso sistema educacional.
Entretanto, o compromisso de Rosa Malena se estende para a Educação Física e é nessa área do conhecimento sua maior contribuição para que os leitores possam imergir num espaço de desafios, contradições e incertezas, mas também lócus de análises, diagnósticos e proposições de intervenções. Estas últimas, aliás, demarcam uma das características da pesquisadora.
Sua paixão pelo tema atraiu interlocutores e Docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) & Educação Física é fruto desse diálogo. O livro reúne o acúmulo do trabalho político acadêmico de um coletivo de pesquisadores professores de Educação Física, com seus capítulos organizados de forma interessante e coerente que além da informação, proporcionam ao leitor a oportunidade da reflexão crítica sobre a prática docente da disciplina nos espaços pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos.
Enfim, fica o convite para a leitura deste trabalho que, em minha opinião, para além de uma contribuição acadêmica é um instrumento político para trabalhadores da educação pública que almejam uma sociedade mais igualitária.

Profº Drº Paulo Antonio Cresciulo de Almeida
Diretor do Instituto de Educação Física da UFF

Acessar