Resumo

A Educação Física é um componente curricular pelo qual é tematiza a cultura corporal de movimento em diversos lugares, como ginásio, quadra, área externa à escola. Para sua escolha, a segurança e o conforto (térmico) precisam ser levados em consideração. Medidas precisam ser tomadas, durante as aulas, quanto à exposição às radiações solares. O objetivo do estudo foi analisar alguns aspectos relacionados à fotoproteção bem como ambientes escolares destinados às aulas de educação física da rede municipal de educação de Santarém/PA. Para tanto, foram entrevistados 10 professores, entre 23 e 35 anos de idade, de ambos os sexos. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado para a pesquisa em consonância com a literatura consultada. Dentre os principais resultados encontrados estão a ausência de sombra em locais onde são desenvolvidas aulas, tempo de 3,7±0,5 e 3,4±0,7 horas de exposição docente à luz solar nos turnos matutino e vespertino, respectivamente. Nove docentes afirmaram usar filtro solar durante o dia, aplicado geralmente minutos antes da exposição ao sol. Rosto, nariz, nuca, membros e dorso das mãos são locais mais frequentes de aplicação de filtro. Como medidas fotoprotetoras, boné, viseira, chapéu são usados por todos e apenas cinco costumam usar óculos escuros. Verificou-se também que todos os professores afirmaram estar cientes sobre a principal causa de câncer de pele, dos riscos e a influência do fototipo nessa doença. Esta pesquisa possibilita a reflexão sobre esse tema pouco explorado em termos local e aponta para políticas que venham a melhorar a docência na educação física escolar.

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