Resumo

Este estudo se insere na linha de Educação, Currículo e Ensino, no Eixo de Formação de Professores, do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC. Trata essencialmente, de discorrer sobre a formação profissional do professor de Educação Física atuante no Ensino Superior, especificamente no que se refere aos saberes docentes constituídos na trajetória profissional. Tem por objetivo geral analisar como os professores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri-URCA (re) significam na sua prática pedagógica os saberes docentes da trajetória profissional. De forma específica, identificar os saberes docentes presentes na trajetória profissional do professor de Educação Física e verificar como os saberes docentes da trajetória profissional são (re) significados na prática pedagógica do professor de Educação Física atuante no Curso de Licenciatura. A pesquisa foi realizada na URCA-Campus Crato e optou-se por realizar a presente investigação nesta instituição diante da sua contribuição histórica para a formação de professores na região do Cariri e por ser pioneira na oferta pública do Curso de Licenciatura em Educação Física. Entre os autores que fundamentaram este estudo, citam-se: Tardif (2007), Pimenta (2008), D’Avilla (2013), Veiga (2012), Therrien (2012), Libâneo (2011) e Nóvoa (2007) para discorrer sobre saberes docentes e formação superior; Melo (2013), Fensteseifer (2011); Bracht (2012), Kunz (2007), para refletir sobre a formação do professor de Educação Física. É um estudo qualitativo cuja abordagem (auto) biográfica é a sustentação metodológica da investigação, fundamentando-se em autores como Bogdan, Biklen (1994), Delory-Momberger (2014), Souza (2014), Josso (2004) e Pineau (2011). Utilizou-se, como fonte de coleta, a entrevista biográfica, realizada com 06 docentes entre os meses de setembro e dezembro de 2014. A análise dos dados pautou-se na análise interpretativa-compreensiva proposta por Souza (2014) que se organiza em três tempos: pré-análise/leitura cruzada, leitura temática-unidades de análise descritivas, e leitura interpretativa-compreensiva do corpus. Considerando as análises realizadas, percebe-se que os professores da pesquisa constituem seu saber profissional com base na trajetória de vida, sendo a prática pedagógica permeada por saberes advindo da experiência como discentes e docentes da educação básica e superior. Por fim, acredita-se que este trabalho contribuiu para compreender que o projeto de formação de professores precisa fundamentar-se em uma intervenção com base nos saberes da trajetória de vida profissional dos docentes, posto que a docência é uma profissão que tem, na subjetividade

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