Docentes do ensino superior e suas percepções sobre qualidade de vida
Por Fernando Pires Viana (Autor), Neydson Braz dos Reis (Autor), Francisco Ronaldo Caliman Filho (Autor), João Paulo Langsdorff Serafim (Autor), Roberto Carlos Rosa (Autor), Suelen Marçal Nogueira (Autor).
Em Revista CPACQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida v. 15, n 3, 2023.
Resumo
Introdução: A avaliação da qualidade de vida, passou a repercutir com importância nos âmbitos econômicos, sociais e da saúde. Sua utilidade consiste em avaliar diferentes domínios e estados de saúde, obter dados descritivos de determinados grupos ou da população geral, realizar comparações entre resultados e verificar a gravidade de um determinado problema. Como profissão, à docência configura-se como atividade complexa, interativa e multidimensional, que envolve diversidade de tarefas e atuações, exigindo dos professores equilíbrio contínuo, tanto físico como psíquico, social e espiritual, refletindo-se na sua percepção de qualidade de vida. Objetivo: Analisar a percepção da qualidade de vida de docentes do ensino superior, quanto aos domínios físico, psicológico, social e ambiental. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, aplicada, com objetivo analítico e procedimentos de uma pesquisa de levantamento dos dados acerca da qualidade de vida dos docentes da Faculdade Evangélica de Ceres-GO. Para analisar a qualidade de vida foi utilizado o questionário Quality of World Health Organization Life Instrument, abbreviated version (WHOQOL-bref), que é um instrumento para este fim utilizado, idealizado pela Organização Mundial da Saúde. Resultados: Os resultados encontrados mostraram um índice mediano na qualidade de vida geral, e nos domínios pesquisados. Conclusão: Considerar mudança na metodologia de atuação dos docentes é fundamental, fatores inerentes a profissão são os grandes responsáveis pela degradação da qualidade de vida.