Resumo

Com as plataformas multimídia baseadas na Internet alterando radicalmente o padrão de consumo dos produtos audiovisuais, identificamos mudanças no polo da emissão da comunicação. Dessa forma, empresas como Netflix transformam-se em produtoras e viabilizam produtos que atendem à lógica da economia da “cauda longa” e nichos de consumo especializados. A partir destas premissas realizamos a análise de conteúdo de dois documentários esportivos que, ao tratarem do “espetacular” e do “inusitado”, lançam o olhar para culturas, comunidades e práticas não-hegemônicas que se aproximam do conceito de jogos tradicionais e Folkesportes. Ao abordarem questões de socialização, gênero e relação com o trabalho, os resultados da exploração qualitativa e categorial apontam que “Inacreditável Esporte Clube” e “Esportes do Mundo” estabelecem uma discussão do esporte numa perspectiva alternativa, entendendo-os como tradição cultural e social nos quais os mecanismos de socialização e de participação. Aproximam-se, assim, da noção de documentário de ética dialógica, ainda que mantenham elementos de espetacularização voltados para o grande público. 

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