Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, sobre os modelos de ensino, no qual foi acom-panhada uma professora de educação física ao longo do ano letivo 2014-2015, teve como objetivo compreender em que situações/momentos a docente opta por uma abordagem centrada no professor ou uma abordagem centrada no aluno, e que motivos sustentam as suas opções pedagógicas. Nesta investigação identificamos o recurso aos seguintes modelos de ensino: o modelo de instrução direta; mode-lo de educação desportiva; e modelo de ensino da aprendizagem cooperativa. Em concreto, foram identificados indicadores sobre a pertinência da utilização dos modelos de ensino acima mencionados. Após a análise interpretativa dos dados, chegamos à conclusão que para recorrer a uma abordagem centrada no aluno é necessário que se crie, previamente, rotinas de autonomia e de responsabilidade com os alunos; ainda, o recurso a este tipo de abordagens deve acontecer num período letivo mais longo, já que há a possibilidade de não se concluir os trabalhos efetuados pelos alunos. A opção por um determinado modelo de ensino está ligada, diretamente, aos objetivos pedagógicos que a docente pretende alcançar.

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