Dos Modelos de Ensino Centrados no Professor Aos Centrados no Aluno: Um Estudo de Caso
Por Bruno Oliveira (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor), Paula Queirós (Autor).
Resumo
Este estudo, de natureza qualitativa, sobre os modelos de ensino, no qual foi acom-panhada uma professora de educação física ao longo do ano letivo 2014-2015, teve como objetivo compreender em que situações/momentos a docente opta por uma abordagem centrada no professor ou uma abordagem centrada no aluno, e que motivos sustentam as suas opções pedagógicas. Nesta investigação identificamos o recurso aos seguintes modelos de ensino: o modelo de instrução direta; mode-lo de educação desportiva; e modelo de ensino da aprendizagem cooperativa. Em concreto, foram identificados indicadores sobre a pertinência da utilização dos modelos de ensino acima mencionados. Após a análise interpretativa dos dados, chegamos à conclusão que para recorrer a uma abordagem centrada no aluno é necessário que se crie, previamente, rotinas de autonomia e de responsabilidade com os alunos; ainda, o recurso a este tipo de abordagens deve acontecer num período letivo mais longo, já que há a possibilidade de não se concluir os trabalhos efetuados pelos alunos. A opção por um determinado modelo de ensino está ligada, diretamente, aos objetivos pedagógicos que a docente pretende alcançar.