Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar, a partir das opiniões de docentes e alunos, as concepções do papel do professor de Educação Física que predominavam nos cursos de licenciatura da Escola de Educação Física e Esportes daUniversidade de São Paulo (EEFE-USP), Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP) e do Instituto de Biociências "Campus" de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista. Dele participaram 40 (quarenta)docentes, todos responsáveis por disciplinas nos cursos de licenciatura no ano 1997 e 62 (sessenta e dois) alunos que estavam concluindo estes cursos neste mesmo ano nas três instituições selecionadas. Os dados foram coletados por meio de umquestionário com questões fechadas no qual os respondentes deveriam atribuir, segundo critério de importância, postos à todas as alternativas de resposta apresentadas que tinham como referência as concepções identificadas no estudo desenvolvido, em 1990, por Griffey & Podenski: o professor como "técnico", "teórico", "prático-reflexivo", "acadêmico", "terapeuta", "pesquisador" e como pessoa responsável pela "tomada de decisão". Uma vez identificadas as concepções que predominavam em cadauma das instituições (cursos) considerada, buscou-se verificar, por meio da prova estatística não- paramétrica de Kruskal-Wallis, a divergência de opiniões nos grupos de professores ou de alunos, independentemente da instituição (cursos) a queestives.