Resumo

O objetivo deste ensaio é realizar uma abordagem histórica das profundas e inovadoras transformações operadas na esfera dos jogos digitais. Pretende-se evidenciar e discutir como inovações conceituais, evoluções dos aparatos tecnológicos e o desenvolvimento técnico-artístico permitiram o surgimento de diversos formatos, variações e gêneros de jogos e de modos de jogar, por fim dando origem aos chamados jogos multiplayers (multijogadores). Espera-se, com isso, contribuir com o entendimento acerca dessa manifestação cultural de lazer contemporânea.

Referências

AZEVEDO, T. Mundos virtuais dos MMOGs como disseminadores de cultura. In: SANTAELLA, L.; FEITOZA, M. Mapa do jogo: a diversidade cultura dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 254 p.

COLLINS, K. Game sound: an introduction to the history, theory, and practice of video game music and sound design. Cambridge (Estados Unidos): The MIT Press, 2008.

COSTA, C. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. São Paulo: 2004.

DONOVAN, T. Replay: The History of Video Games. Great Britain: Yellow Ant, 2010.

EDDY, B. R. Classic Video Games: The Golden Age 1971-1984. Great Britain: Shire Publications, 2012.

GADELHA, J. A Evolução dos Computadores. [s.l.];[s.d.]. Disponível em: http://www.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html. Acesso em: 17 maio 2004.

GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

HEEKS, R. Understanding "Gold Farming" and Real-Money Trading as the Intersection of Real and Virtual Economies. Journal of Virtual World Research. v.2. n.4. Fev. 2010.

JAHN-SUDMANN, A; STOCKMANN, R. Computer games as a sociocultural phenomenon: games without frountiers, war without tears. New York: Palgrave Macmillan, 2008. 229 p.

KENT, S. L. The ultimate history of video games: from Pong to Pokemon – the story behind the craze touched our lives and changed de world. New York: Three Rivers Press, 2001. 608p.

LAFRANCE, J. P. La epidemia de los videojuegos: epopeya de una industria. TELOS: Cuadernos de Comunicacion, Tecnologia y sociedad. n. 42. Jun-ago 1995. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2011.

LUZ, A. R. Linguagens gráficas em videogame: nascimento, desenvolvimento, e consolidação do videogame como expressão gráfica. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP. 2009

MATIAS, A. Videogame enquanto arte. Benzaitem, 2002. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2011.

MENDES, C. L. Controla-me que te governo: os jogos de computador como formas de subjetivação e administração do eu? Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

MURRAY, J. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

NESTERIUK, S. Breves considerações acerca do videogame. INTERCOM, 27, 2004, Anais... Porto Alegre. PUC-SP / UAM, 2004.

PARENTE, A. (Org). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34, 2008.

PEARCE, C. Communities of Play: emergente cultures in multiplayer games and virtual worlds. Cambridge (Estados Unidos): The MIT Press, 2009.

REIS, L. J. A. Sozinho mas junto: sociabilidade e violência no World of Warcraft. Tese (Doutorado em Educação Física) – UFPR, 2013.

SANTAELLA, L. O paroxismo da auto-referencialidade nos games. In: SANTAELLA, L.; FEITOZA, M. (Org.). Mapa do jogo: a diversidade cultura dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 254 p.

______; FEITOZA, M. (Org). Mapa do jogo: a diversidade cultura dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 254 p.

SATO, A. K. O. Do mundo real ao mundo ficcional: a imersão no jogo. In: SANTAELLA, L.; FEITOZA, M. Mapa do jogo: a diversidade cultura dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 254 p.

SHEFF, D. Os mestres do jogo: por dentro da Nintendo. São Paulo: Best Seller, 1993.

SHUM, L. R. Paisagens sonoras nos games. In: SANTAELLA, L.; FEITOZA, M. Mapa do jogo: a diversidade cultura dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 254 p.

WANG, P. A Marxian Analysis of World of Warcraft: Virtual Gaming Economies Reproducing Capitalistic Structures. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2011.

Acessar