Resumo

CHAMADA PARA DOSSIÊ "GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE"

Debater gênero e sexualidade significa transitar, demover e desmistificar relações e representações de corpos, identidades e papéis sociais em uma determinada sociedade em dado tempo histórico. Um ponto essencial para compreender o motivo do surgimento dessas inquietações são contexto sociocultural em que a temática se insere atualmente, sobretudo na Área de Educação Física e no Esporte. Na tentativa de reconstruir experiências excluí­das ou marginalizadas na seara das diferentes práticas corporais, inúmeras Áreas do saber têm socializado o conhecimento produzido como categoria polí­tica e de aná¡lise. Assim, torna-se cada vez mais necessário observar os modos como se (re)constroem as posições da normalidade e da diferença, bem como os significados que lhes são atribuídos no contexto do movimento humano. Sendo assim, a revista Arquivos em Movimento, de forma inédita, abre uma chamada específica para manuscritos relativos a gênero e sexualidade na Área de Educação Física e no campo do Esporte. Trata-se de um dossiê tema¡tico que pode ser justificado a partir da constatação de que este tema está¡ presente não apenas em grupos de pesquisa junto ao CNPq, como também em linhas de pesquisa de alguns programas de pós-graduação e ao Grupo Temático do CBCE. Além disso, a visibilidade dessa tema¡tica para além das fronteiras acadêmicas, como nas redes sociais e nas diversas mídias, instiga a Área a debater e problematizar com as identidades de gênero e sexuais podem ser problematizadas no contexto das práticas corporais. Desse modo, esta iniciativa tem como objetivo principal congregar pesquisadores que discutam questões de gênero e sexualidade no campo de estudos da Educação Física e do Esporte nos âmbitos formais e não formais da área por diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Ainda almejamos contribuir com os estudos de gênero, abordando a construção social do corpo, refletindo sobre os comportamentos de atores sociais diante de suas relações, das práticas de atividades físicas e esportivas, aspectos aqui identificados como fenômenos sociais. Acrescenta-se também que empreendimentos investigativos nessa perspectiva potencializam a subárea sociocultural da Educação Física na medida em que aborda identidades corporais no plural, ou ainda, a diversidade de éœser corpo. Reconhecemos que os espaços sociais são generificados, assim como regulados por processos de heteronormalização e hierarquizações que buscam classificar corpos e sujeitos dentro de premissas binárias. Estudos teóricos e teórico-empíricos voltados à problematização de performatividades masculinas, femininas e/ou dissidentes, sobre a visibilidade de diferentes orientações sexuais, como também de pessoas transgêneros e intersexuais (em interseção com marcadores sociais das diferenças como classe social, raízes, fase de vida, etc.) na Educação Física e no Esporte são os focos principais deste dossiêHAMADA PARA DOSSIÊ "GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE"

Debater gênero e sexualidade significa transitar, demover e desmistificar relações e representações de corpos, identidades e papéis sociais em uma determinada sociedade em dado tempo histórico. Um ponto essencial para compreender o motivo do surgimento dessas inquietações são contexto sociocultural em que a temática se insere atualmente, sobretudo na Área de Educação Física e no Esporte. Na tentativa de reconstruir experiências excluí­das ou marginalizadas na seara das diferentes práticas corporais, inúmeras Áreas do saber têm socializado o conhecimento produzido como categoria polí­tica e de aná¡lise. Assim, torna-se cada vez mais necessário observar os modos como se (re)constroem as posições da normalidade e da diferença, bem como os significados que lhes são atribuídos no contexto do movimento humano. Sendo assim, a revista Arquivos em Movimento, de forma inédita, abre uma chamada específica para manuscritos relativos a gênero e sexualidade na Área de Educação Física e no campo do Esporte. Trata-se de um dossiê tema¡tico que pode ser justificado a partir da constatação de que este tema está¡ presente não apenas em grupos de pesquisa junto ao CNPq, como também em linhas de pesquisa de alguns programas de pós-graduação e ao Grupo Temático do CBCE. Além disso, a visibilidade dessa tema¡tica para além das fronteiras acadêmicas, como nas redes sociais e nas diversas mídias, instiga a Área a debater e problematizar com as identidades de gênero e sexuais podem ser problematizadas no contexto das práticas corporais. Desse modo, esta iniciativa tem como objetivo principal congregar pesquisadores que discutam questões de gênero e sexualidade no campo de estudos da Educação Física e do Esporte nos âmbitos formais e não formais da área por diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Ainda almejamos contribuir com os estudos de gênero, abordando a construção social do corpo, refletindo sobre os comportamentos de atores sociais diante de suas relações, das práticas de atividades físicas e esportivas, aspectos aqui identificados como fenômenos sociais. Acrescenta-se também que empreendimentos investigativos nessa perspectiva potencializam a subárea sociocultural da Educação Física na medida em que aborda identidades corporais no plural, ou ainda, a diversidade de éœser corpo. Reconhecemos que os espaços sociais são generificados, assim como regulados por processos de heteronormalização e hierarquizações que buscam classificar corpos e sujeitos dentro de premissas binárias. Estudos teóricos e teórico-empíricos voltados à problematização de performatividades masculinas, femininas e/ou dissidentes, sobre a visibilidade de diferentes orientações sexuais, como também de pessoas transgêneros e intersexuais (em interseção com marcadores sociais das diferenças como classe social, raízes, fase de vida, etc.) na Educação Física e no Esporte são os focos principais deste dossiê

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