Resumo

A dotação física e o talento esportivo se manifestam nesse modelo por desempenhar papel significativo no grande conjunto de influências das habilidades físicas naturais unidas às competências treináveis dadas pelo processo desenvolvimentista proporcionado pelo ambiente. O referencial foi o Differentiated Model of Giftedness and Talent (DMGT), de Gagné. Assim, o objetivo geral foi investigar a interface Dotação e Talento e Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Foram buscados trabalhos acadêmicos em dois bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com recorte temporal de cinco anos. Os resultados obtidos foram quatro produções encontradas: uma tese e três dissertações defendidas nos anos de 2017 e 2019. Concluiu-se que há poucas pesquisas que abordem especificamente a dotação física e talento esportivo na Educação Infantil, sendo que as produções encontradas versam sobre outros níveis de ensino. Isso ressalta a importância de se olhar para as crianças dotadas e talentosas desde o início do percurso educacional.

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