Dupla carreira em atletas de futebol de base no Brasil: uma revisão narrativa
Por Camilo Araujo Maximo de Souza (Autor), Hugo Paula Almeida da Rocha (Autor), Antonio Jorge Gonçalves Soares (Autor).
Resumo
Este artigo de revisão investigou como a literatura analisa as rotinas educacionais e esportiva de jovens atletas de futebol das categorias de base de clubes brasileiros. Usamos a revisão narrativa como modelo metodológico desta pesquisa. As bases de dados Web of Science, Scopus e Scielo serviram como meio para uma busca sistemática dos artigos científicos. No total 10 artigos foram categorizados e analisados. A formação esportiva, formação escolar, conciliação das rotinas e projeto de vida foram os principais temas encontrados. Os jovens tendem a priorizar a formação esportiva em detrimento da acadêmica. Os clubes e escolas apresentam limitações para lidar com a evasão escolar, a repetência, a falta de flexibilidade curricular e a pressão excessiva por desempenho. Concluímos que futuras investigações podem se beneficiar do uso de desenhos de pesquisa longitudinais e, também, da problematização dos arranjos e configurações do mercado esportivo e seu impacto na dupla carreira.
Referências
A BASE: da terra a grama. Esporte espetacular, São Paulo, TV Globo, 2014. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/3691676/. Acesso em, 10 fev. 2025.
AMARO, Elisiane; MORGENSTERN, Juliane Marschall. Política nacional de alfabetização e a contenção do analfabetismo no Brasil. Revista Políticas Públicas & Cidades, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e1417, 2024. Doi: https://doi.org/10.23900/2359-1552v13n2-375-2024
ARONI, André Luis; BAGNI, Guilherme; BOCCHIO, Giovanni Luchetti; FILHO, Edson; MACHADO, Afonso Antonio. Estresse da iniciação esportiva até a profissionalização: uma análise exploratória da trajetória de atletas profissionais de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo. v. 11. n.43. p. 263-272. 2019. ISSN 1984-4956
Disponível em: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/773/583
BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; SANT’ANNA, Maria Josefina Gabriel. As classes populares e a valorização da educação no Brasil. In: RIBEIRO, L. C. Q.; KOSLINSKI, M. C.; ALVES, F.; LASMAR, C. (Orgs.). Desigualdades urbanas, desigualdades escolares. Rio de Janeiro: Letra Capital – Observatório das Metrópoles – IPPUR/UFRJ, 2010, p. 155-174.
BOSSLE, Fabiano; LIMA, Lucas Oliveira de. Entre a formação na escola e a formação como atleta de futebol profissional: prioridades e influências. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 1, p. 35-43, 2013. Doi: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v.11.n1.p35
BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M A.; CATANI, A. (Orgs.). Pierre Bourdieu - Escritos de Educação, Petrópolis: Vozes, 2015, p. 243-256.
BRASIL. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDB (1996). Brasília, DF: Presidência da República, 20. dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 de março de 2025.
BRASIL. Lei no 9.615 (Lei Pelé), 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre o desporto e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da Republica, 25. mar. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9615consol.htm. Acesso em: 10 mar. 2025.
BRASIL. Lei no 13.415 (Reforma do Ensino Médio), de 16 de fevereiro de 2017. Altera as leis no 9.394[...] e 11.494 [...]. Brasília, DF: Presidência da República, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 15 março. 2025.
BRASIL. Lei no 14.597 (Lei Geral do Esporte), de 14 de junho de 2023. Dispõe sobre o sistema nacional do esporte (Sinesp) e o sistema nacional de informações e indicadores esportivos (Sniie). Brasília, DF: Presidência da República, 15 jun. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14597.htm. Acesso em 15 de março 2025.
BRASIL. Lei nº 14.945, sancionada em 31 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nºs 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. Brasília, DF: Presidência da República, 31 jul. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14945.htm. Acesso, 15 de março de 2025.
CAPRANICA, Laura; FIGUEIREDO, Antonio; ĀBELKALNS, Ilvis; BLONDEL, Laurence; FOERSTER, Jorg; KELDORF, Ole; KESKITALO, Risto; KOZSLA, Tibor; DOUPONA, Mojca. The Contribution of the European Athlete as Student Network (EAS) to European Dual Career ERASMUS+ Sport Collaborative Partnerships: An update. Cultura, Ciência y Deporte, Murcia, v.47, n.16, p. 7-17, 2021. Doi: https://doi.org/10.12800/CCD.V16I47.1693
CATTO, André. Salário médio de jogadores de futebol não alcança nem as 100 maiores remunerações de contratação. Globo.com (seção Trabalho e Carreira), São Paulo, 04 dez. 2022.Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho-ecarreira/noticia/2022/12/04/salario-medio-de-jogadores-de-futebol-nao-alcanca-nem-as-100-maiores-remuneracoes-de-contratacao.ghtml. Acesso em: 08. Out. 2024.
CBF, Assessoria da CBF (Rio de Janeiro). Raio-X do mercado 2020: transferências do futebol movimentaram R$ 2,5 bilhões. In: Cbf. Rio de Janeiro, 1 jan. 2021. Disponível em: https://www.cbf.com.br/a-cbf/informes/index/raio-x-do-mercado-2020-transferencias-do-futebol-movimentaram- -r-2-5. Acesso em: 15 fev. 2024.
CÉSAR, Maurício da Silva; SCHERER, Giovane Antonio. Trajetórias juvenis em um campo de contradições: precarização do trabalho e violações de direitos no futebol masculino profissional. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 1-16, 2023. e-ISSN: 1677-9509. Doi: https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.44003
CONCEIÇÃO, Daniel Machado da; VAZ, Alexandre Fernandez. A Concomitância Entre Estudar e Jogar: observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação. CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Juiz de Fora, n. 31, p.91-108, 2020. Doi: https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30510
CORREIA, Carlus Augustus Jourand; SILVA, José Claudio Sooma; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n.1, p. 188-213, 2017. Doi: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p188
CORREIA, Carlus Augustus Jourand. Projetos Familiares na Formação de Atletas do Futebol: Apostas na profissionalização e na escolarização. 2018. 378 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Disponível em: https://ppge.fe.ufrj.br/teses2018/tCarlusAugustus.pdf
CORREIA, Carlus Augustus Jourand; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Dilemas da Dupla Carreira: projeto escolar e futebolístico de estudantes – atletas das classes médias e altas do Rio de Janeiro. CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Juiz de Fora, n. 31, p. 51-75, 2020. Doi: https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30350
CORREIA, Carlus Augustus Jourand; SOARES, David Gonçalves; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens Atletas a. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e108135, 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/2175-6236108135
CORREIA, Carlus Augustus Jourand; ROSISTOLATO, Rodrigo; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil b. Etnográfica, Lisboa, vol. 26, n. 2, p. 371-392, 2022. Doi: https://doi.org/10.4000/ etnografica.11619
COSTA, Felipe Rodrigues da; MIRANDA, Iuri Scremim de; FIGUEIREDO, Antonio João. Esporte e educação: como desenvolver uma carreira dupla adequada. Revista Cultura, Ciencia y Deporte, Murcia, a.17 v.16, p. 49-58. 2021. Doi: https://doi.org/10.12800/ccd.v16i47.1674
CZESLI, Federico. Llegar a Primera: Cómo se forma un futbolista en Argentina. 2024. 307 p. Tesis (Doctorado em Antropologia Social) - EIDAES, Universidad Nacional de San Martín, San Martín, 2024.
DAMO, Arlei. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo e Rothchild, Anpocs; 2007.
HAAS, Celia Maria; CARVALHO, Ricardo Antonio Torrado. Escolarização dos talentos esportivos: busca pelo sucesso no esporte, distanciamento da escola e conflitos legais. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 374-394, 2018. Doi: https://doi.org/10.26843/ae19828632v11n32018p374a394
HONG, Quan Nha; PLUYE, Pierre; FÁBREGUES, Sergi; BARLETT, Gillian; BOARDMAN, Felicity; CARGO, Margaret; DAGENAIS, Pierre; GAGNON, Marie-Pierre; GRIFFITHS, Frances; NICOLAU, Belinda; O’CATHAIN, Alicia; ROUSSEAU, Marie-Claude; VEDEL, Isabelle. Improving the contente validity of the mixed methods appraisal tool: a modified e-Delphi study. Journal of Clinical Epidemiology, [S.l.], v.111, n.1, p. 49-59, 2019. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2019.03.008
JAAKKO, Nikander; AUNOLA, Kaisa; TOLVANEN, Asko; RYBA, Tatiana. Associations between student-athletes’ self-esteem and career adaptability across the high school years. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, [S.l.], v.3, n. 2, p. 789-7972, 2021. Doi: https://doi.org/10.1111/sms.14114
KAMPFF, Andrei. Copinha: números escancaram realidade difícil que não pode ser esquecida, UOL, São Paulo, 24/01/23 .
Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/lei-em-campo/2023/01/24/copinha-numeros-escancaram-realidade-dificil-que-nao-pode-ser esquecida.htm#:~:text=A%20probabilidade%20de%20uma%20crian%C3%A7a,Brasileira%20de%20Ci%C3%AAncias%20do%20Esporte. Acesso em: 20 março 2025
MARQUES, Mauricio Pimenta; SAMULSKI, Dietmar Martin. Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.23, n.2, p.103-19, 2009. Doi: https://doi.org/101590/S1807-55092009000200002
MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; RICCI, Christiano Streb; MIRANDA, Iuri Scremin de; COSTA, Felipe Rodrigues da. Dupla Carreira no Contexto do Esporte: Percepções e Desafios em Diferentes Cenário. Journal of the Latin American Sociocultural Studies of Sport (ALESDE), Curitiba, v. 13, n. 1, p. 1-6, 2021. Doi: https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.81106
MARTÍNEZ, Maria Rodriguez; CRUZ, Jaume; TORREGROSSA, Miquel. Intervention program with coaches and parents: effects of the coach´s behavior and the team´s motivational climate. Revista de Psicologia del Deporte, [S.l.], v. 26, n. 4, p. 181-187, 2017. ISSN: 1132-239X ISSNe: 1988-5636
Disponível em: https://archives.rpd-online.com/article/download/v26-n4-rodriguez-martinez-cruz-etal/2160-10327-1-PB.pdf
MARTINS, Mariana Zuaneti; SILVA, Bruna Saurin; SOUZA, Ana Claudia Ferreira de. Dupla carreira e mobilidade social no futsal brasileiro: diferenças entre homens e mulheres a. Journal of Physical Education, Maringá, v. 32, p. 1-13, e3249, 2021.
Doi: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3249
MARTINS, Mariana Zuaneti; DELARMELINA, Gabriela Borel; VARGAS, Juliana Malini; VENTURELLI, Samara; ANTUNES, Kevin; PELISSARI, Jeanio. As Mulheres e a Dupla Carreira: linhas tênues entre a conciliação e o abandono esportivo b. Journal of the Latin American Sociocultural Studies of Sport (ALESDE), Curitiba, v. 13, n. 1, p. 110–132, 2021. Doi: https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.76885
MARTORELLI, Rinaldo. O polêmico calendário do futebol brasileiro e a vergonhosa omissão dos clubes. Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP), São Paulo, 25 nov. 2024. Disponível em: https://sindicatodeatletas.com.br/o-polemico-calendario-do-futebol-brasileiro-e-a-vergonhosa-omissao-dos-clubes/. Acesso em: 30/01/2025
MELO, Leonardo Bernardes Silva de. Formação e escolarização de jogadores de futebol no Estado do Rio de Janeiro. 2010. 72 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2010.
MELO, Leonardo Bernardes Silva de; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; ROCHA, Hugo Paula Almeida da. Perfil educacional de atletas em formação no futebol no Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.28, n. 4, p.17-28, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400617
MELO, Leonardo Bernardes Silva de; ROCHA, Hugo Paula Almeida da; SILVA, André Luiz da Costa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Jornada escolar versus tempo de treinamento: a profissionalização no futebol e a formação na escola básica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Goiânia, v.38, n.4, p. 400-406. 2016. Doi: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.003
MIRANDA, Iuri Scremin de; SANTOS, Wagner dos; COSTA, Felipe Rodrigues da. Dupla carreira de estudantes atletas: uma revisão sistemática nacional. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01-21, 2020. Doi: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e61788
MORENO, Rubén; CHAMORRO, José Luiz; SUBIJANA, Cristina López de. “Nunca pensé abandonar los estudios”: relación entre la formación académica de los progenitores y la carrera dual de deportistas de elite. Revista de Psicología del Deporte, [S.l.], v. 29. n. 2, p. 17-26, 2020. ISSN 1132–239X ISSNe 1988–5636
Disponível em: https://www.psycnet.org/record/2021-50280-001
NIEHUES, Maike; GERLACH, Erin; WENDEBORN, Thomas; SALLEN, Jeffrey. Successful in Sports but worse in School? Adolescent student-athletes development of scholastic performances. Frontiers in Education, [S.l.], v.7, n.1, p. 1-14, 2022. Doi: https://doi.org/10.3389/feduc.2022.946284
OLESEN, Jesper Stilling; GREGERSEN, Martin Treumer. Exploring how education and sport are brought together in two different dual career programs for Danish soccer players: effects for the player’s current and future life. Soccer & Society, [S.l.], v. 24, n.2, p. 223-234, 2023. Doi: https://doi.org/ 10.1080/14660970.2022.2061469
OLIVEIRA FILHO, José Hildo. The ‘beautiful game’ and its dilemmas: sports migration, ‘Brazilianness’ and ‘race’. Soccer and Society, [S.l.], v.23, n.1, p. 32-43, 2021. Doi: https://doi.org/10.1080/14660970.2021.1918678
PINTO, Arthur Sales. Joia ou Gente: opinião de treinadores brasileiros sobre jogadores de futebol da categoria masculino sub-15. 2018. 109 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade), UNESP, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/157506
PINTO, Erika Alcântara; ROCHA, Hugo Paula Almeida da; CORREIA, Carlus Augustus Jourand; LEITÃO, Larissa Meireles; FERREIRA, Mariana Carvalho; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Estudantes - Atletas: questões e Implicações Acerca do Direito a Educação e a Formação Profissional no Esporte. Esporte e Sociedade, Niterói, v.16, n. 37, p. 1-28, 2023.
Disponível em: https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/55407
QUINAUD, Ricardo; CAPRANICA, Laura; DOUPONA, Mojca; GUIDOTTI, Flavia. The holistic development of talented sportspersons through dual-career. Frontiers in Sports and Active Living, [S.l.], v. 28, n.4, p. 1-7, 2022. Doi: https://doi.org/10.3389/fspor.2022.929981
RICCI, Christiano Streb; AQUINO, Rodrigo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. A Dupla carreira acadêmico - esportiva na América Latina entre os anos 2000 e 2020: análise sobre a produção cientifica publicada em artigos. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 28, e28005, p. 1-35, 2022. Doi: https://doi.org/10.22456/1982-8918.117028
RIGO, Luiz Carlos; SILVA, Daniel Vidinha da; RIAL, Carmen Silvia de Moraes. Formação de Jogadores em Clubes de uma Cidade do Interior: circulação, escolarização e inserção no futebol profissional. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 263-274, 2018. Doi: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71790
ROCHA, Hugo Paula Almeida da; BARTHOLO, Tiago Lisboa; MELO, Leonardo Bernardes Silva de; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Jovens Esportistas: profissionalização no futebol e a formação na escola. Motriz, Rio Claro, v.17 n.2, p.252-263, 2011. Doi: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2011v17n2p252
ROCHA, Hugo Paula Almeida da. O Futebol como Carreira, a Escola como Opção: dilema do jovem atleta em formação. 2017. 289 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2017/tHugoAlmeida.pdf
ROCHA, Hugo Paula Almeida da; MELO, Leonardo Bernardes Silva de; COSTA, Miguel Ataíde Pinto da; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol a. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.37, n. 1, p. 1-20, 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-469820719
ROCHA, Hugo Paula Almeida da; COSTA, Felipe Rodrigues da; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Dupla Carreira Para Estudantes Atletas Do Turfe: entendendo a dedicação à escola e ao esporte b. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1614-1638, 2021. Doi: https//doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.32
ROCHA, Hugo Paula Almeida da; SOUZA, Camilo Araújo Máximo de; MELO, Leonardo Bernardes Silva de; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Dupla carreira no Brasil de 2018 a 2023: um panorama dos estudos recentes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Goiânia, v. 45, p. 1-7, e20220045, 2023. Doi: https://doi.org/10.1590/rbce.45.e20220045
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão Sistemática X Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n.2, p. 5-6, 2007. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001
SAETHER, Stig Arve; FEDDERSEN, Niels; ANDRESEN, Eirik; BJORNDAL, Christian Thue. Balancing sport and academic development: Perceptions of football players and coaches in two types of Norwegian school-based dual career development environments. International Journal of Sports Science & Coaching, [S.l.], v.17, n.6, p.1270-1282, 2022. Doi: https://doi.org/10.1177/17479541221111462
SALLEN, Jeffrey; WENDEBORN, Thomas; GERLACH, Erin. Talented athletes as high achievers - only in sports? Analysis of academic performance and the impact of dual career assistance programmes in upper secondary school. German Journal of Exercise and Sport Research, [S.l.], v. 53, p. 410-419, 2023. Doi: https://doi.org/10.1007/s12662-023-00878-7
SENKEVICS, Adriano Souza; CARVALHO, Marilia Pinto de. Novas e velhas barreiras à escolarização da juventude. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34 n. 99, p. 333-351, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.020
SILVA, Monica Ribeiro da. Ampliação da obrigatoriedade escolar no Brasil: o que aconteceu com o Ensino Médio? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.28, n.107, p. 274-291, 2020. ISSN 2359 – 1552. Doi: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701953
SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; MELO, Leonardo Bernardes Silva de; COSTA, Felipe Rodrigues da; BARTHOLO, Tiago Lisboa; BENTO, Jorge Olímpio. Jogadores de Futebol no BRASIL: mercado, formação, de atletas e escola. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 4, p. 905-921, out- dez, 2011. Doi:https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000400008
SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FONSECA, José Aguinaldo. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo, v. 38, p. 1- 21, 2021. Doi: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0167
SORKKILA, Matilda; RYBA, Tatiana; AUNOLA, Kaisa; SELANNE, Harri; SALMELA - ARO, Katarina. Sport burnout inventory-dual career form for student-athletes: Assessing validity and reliability in a finnish sample of adolescent athletes. Journal of Sport and Health Science, v.9, n. 4, p. 358-366, 2020. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jshs.2017.10.006
SOUZA, Camilo Araújo Máximo de; VAZ, Alexandre Fernandez; BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Difícil reconversão: futebol, projeto e destino em meninos brasileiros. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 30, p. 85-111, jul-dez. 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-71832008000200004
SOUZA, Thais Nunes de; SANTOS, Sarah Cristina do Rego; ALVES, Poliane Dutra; OLIVEIRA, Augusto Ribeiro de; BANJA, Tulio; VENEROSO, Christiano Eduardo; CABIDO, Christian Emmanuel Torres. O cenário do desemprego de jogadores profissionais de futebol brasileiro durante a temporada de 2019. Revista Brasileira de Futebol, Viçosa, v.15 n.3, p. 63-75, 2022. ISSN 1983 – 7194. Disponível em: https://www.rbf.ufv.br/index.php/RBFutebol/article/view/372
STORM, Rasmus; ESKE, Mette. Dual careers and academic achievements: does elite sport make a difference? Sport, Education and Society, v.27, n.6, p.747-760, 2022. Doi: https://doi.org/10.1080/13573322.2021.1919070
SUBIJANA, Cristina López de; VAQUERO, Xavier Equiza. La retirada en natación: La vida fuera del agua. Revista Española de Educación Física y Deportes, n. 421, p. 101-121, 2018. Doi: https://doi.org/10.55166/reefd.vi421.670
TEIXEIRA, Marcelo Resende; SOARES, Jose Manoel Montanha. Jogando futebol com a realidade: aproximações necessárias. Serviço Social em Perspectiva, Montes Claros, volume 6, número 1, p. 272-295, 2022. Doi: https://doi.org/10.46551/rssp202214
TEIXEIRA, Marcelo Resende; ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone; REIS, Nadson Santana; MASCARENHAS, Fernando. A (de) formação dos futebolistas: como a ausência de políticas na Educação Básica reforçam uma ilusão. Revista Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 28 n. 2, p. 01-16, 2023. Doi: https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10421
THOMPSON, Ffion; RONGEN, Fieke; COWBURN, Ian.; TILLi, Kevin. A case study of the features and holistic athlete impacts of a UK sports-friendly school: Student-athlete, coach and teacher perspectives. Plos One, v. 17, n.1, e0278401, 2022. Doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0278401
TOLEDO, Luiz Henrique. Lógicas do futebol. São Paulo: Hucitec/Fapesp; 2002.
VERZANI, Renato Henrique; MORÃO, Kauan Galvão; BAGNI, Guilherme; MACHADO, Afonso Antonio; SERAPIÃO, Adriane Beatriz de Souza. Desafios da dupla carreira na formação de futebolistas: olhar sobre a escolaridade. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v.6, n.3, p.110-113, 2018. Doi: https://doi.org/10.17648/aces.v6n3.2402
ZOTERO, Corporation for digital Scholarship, 2009.