Resumo

Introdução – A formação esportiva de um atleta de elite, de modo geral, parte desde a infância com a iniciação, perpassando estágios de especialização e aperfeiçoamento, com o objetivo de alcançar o auge (RAMOS; NEVES, 2008; ALFERMANN; STAMBULOVA, 2012). Durante este processo e a partir de uma visão holística (WYLLEMAN; REINTS; DE KNOP, 2013; WYLLEMAN; ROSIER, 2016), os atletas enfrentam transições, que recorrentemente relacionam-se ao estresse e a incerteza das novas demandas de âmbito esportivo, pessoal e educacional (SOARES; CORREIA; MELO, 2016). Conciliar a formação/carreira esportiva e educacional (ou trabalho) torna-se um desafio, entendido como Dupla Carreira Esportiva (DC) (CAPRANICA et al., 2015). Objetivos – Identificar e analisar as barreiras e os recursos apontados pelos estudantes-atletas de elite da instituição. Revisão de literatura – Durante a carreira, os atletas enfrentam mudanças de fases chamadas de transições. Classificadas em normativas, as transições mais previsíveis e antecipadas; e não normativas, as menos previsíveis e involuntárias. Habitualmente estão relacionadas ao estresse e incerteza das novas demandas, as quais terão que lidar (STAMBULOVA et al., 2009). Ademais, também passam por transições em âmbito pessoal, devendo se considerar que estes eventos ocorrem de maneira interativa, fazendo-se importante o entendimento holístico do desenvolvimento do atleta (WYLLEMAN; LAVALLEE, 2004). Entender as transições durante o desenvolvimento da carreira e póscarreira dos atletas é de fundamental importância para que sejam criadas estratégias e mecanismos para uma conciliação entre o esporte e a formação acadêmica (ou de trabalho), entendida como DC (RYBA et al., 2015). A importância de trilhar a DC é demonstrada em estudos, como Pallarés et al (2011) e Torregrosa et al (2015), os quais apontam que os atletas de elite que seguiam DC, apresentavam múltiplas identidades pessoais e uma visão antecipada da aposentadoria, levando-os a se planejarem para esta etapa, facilitando a retirada voluntária do esporte, além de favorecer a transição para uma carreira profissional fora do esporte. Dessa forma, é de grande relevância oferecer subsídios para que os estudantes-atletas possam desenvolver a DC no contexto universitário. Material e Método – Estudo exploratório de cunho qualitativo. A identificação da população específica (comunidade esportiva da Universidade de Brasília - UnB), ocorreu através do Censo Esportivo UnB – formulário elaborado na plataforma Google Forms pelo Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva - DuCa-UnB divulgado no site da instituição. Foram obtidas 59 respostas no período de 19/11/2019 a 17/12/2019 entre estudantes e servidores. A amostra será composta por cinco estudantes-atletas de elite do curso de Educação Física identificados no censo. Critérios de inclusão: a) ser aluno da instituição; b) ter participado de competição internacional em sua carreira esportiva em modalidades que compõe o programa olímpico e/ou Jogos Universitários Brasileiros - JUBs. Realizar-se-á entrevista semiestruturada individual com os atletas, que será gravada e posteriormente transcrita. A análise dos dados será realizada a partir da teoria fundamentada (MASCARIN; VICENTINI; MARQUES, 2019) e do Software IRAMUTEQ.