Resumo

Introdução: A formação no esporte de alto rendimento (EAR) exige de seus candidatos grande nível de dedicação aos treinamentos e abdicação de convívio social. Assim como na ginástica artística, os saltos ornamentais é um esporte de coordenação complexa que estabelece a especialização de seus atletas entre os cinco e sete anos de idade (STAMBULOVA et al, 2009). Diante dessa precocidade esportiva os atletas se deparam com a escolarização básica obrigatória, logo, esse desafio de conciliar estudos e EAR é definido pelo termo, Dupla Carreira (RYBA et al., 2014).). Por tanto, se faz necessário o entendimento holístico dos fatores que abarcam o desenvolvimento esportivo, educacional/vocacional, psicológico, psicossocial e financeiro, para que haja o maior aproveitamento possível de ambas as carreiras (EUROPEAN COMISSION, 2012; WYLLEMAN et al, 2013). Nesse processo formativo, a família é considerada como pilar fundamental nas tomadas de decisão presentes nas fases de desenvolvimento do atleta bem como nas transições de uma fase para outra (MARQUES, 2008). A pesquisa será desenvolvida junto ao Centro de Excelência em Saltos Ornamentais do Distrito Federal, um espaço de iniciação e especialização, com a finalidade de difundir e facilitar a prática esportiva da modalidade. Objetivo: Analisar as estratégias utilizadas pelos atletas para conciliar estudos e treinamento. Consideraremos as razões, os significados e as motivações que levam a família na construção de um projeto esportivo. Metodologia: A presente pesquisa é exploratória, de caráter qualitativo. A amostra se constituirá com os atletas acima dos 15 anos, tanto do sexo masculino quanto feminino. Serão utilizados como instrumentos de pesquisa um questionário estruturado e entrevistas semiestruturadas. Para os procedimentos de análise serão utilizados as ferramentas SPSS para Windows e Dedoose para análise descritiva dos dados colhidos no questionário e o uso da teoria fundamentada para interpretação das entrevistas respectivamente.