Resumo

Aos atletas estudantes que dividem seu tempo entre atividades esportivas e escolares, o termo Dupla Carreira define o ato de conciliar formação educacional e o esporte de alto rendimento (EAR). A literatura internacional sobre Dupla Carreira compartilha do entendimento holístico, buscando o ambiente adequado para o desenvolvimento esportivo, pessoal e acadêmico, vislumbrando a preparação para a vida pós EAR. Se a especialização precoce se encontra principalmente concomitante ao ensino básico, o auge desses atletas está no período em que ingressam no ensino superior. Para tanto, o objetivo do estudo é conhecer o estudante atleta da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito socioeconômico, acadêmico e esportivo. A partir da população de 213 estudantes que representaram a UnB no ano de 2017, foi aplicado um questionário estruturado com 46 perguntas na plataforma Google Forms®, para identificar as principais condições tensões presentes na dupla jornada dos estudantes da UnB. A amostra foi composta por 37 mulheres e 19 homens com média de 21,94 e 21,63 anos, respectivamente. Os resultados ilustram a conciliação como prática incorporada pelos estudantes atletas que declaram relativa compatibilidade entre as jornadas e apresentam desempenho acadêmico elevado e amparo socioeconômico da família além do recebimento do Bolsa Atleta UnB (BA-UnB). No entanto, a amostra discorda quanto às condições de treino na universidade, relatam preconceito e incompreensão por parte do corpo discente e docente, respectivamente, quanto à condição de atleta estudante. Mais importante que o auxílio financeiro é a manutenção e desenvolvimento das condições de treinamento e a compreensão do corpo docente sobre dupla jornada. Para além do esporte de representação, não podemos descuidar para existência do EAR dentro da UnB. Logo, regulamentações específicas devem ser estudadas e eleitas baseadas no regime de direitos e deveres a todos os envolvidos, seja com o esporte, seja com a vida acadêmica.

Acessar