Resumo

O Ensino Híbrido é uma tendência educativa na tentativa de adequar as práticas pedagógicas às características da sociedade contemporânea. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a implementação de um sistema híbrido de ensino (b-learning) e avaliar as atividades didático-pedagógicas online sob a ótica da Taxonomia de Bloom. Para tanto, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo. Muito embora o sistema híbrido de ensino tenha causado certo estranhamento nos alunos, estabeleceu um novo paradigma no cerne da escola. De forma geral, o sistema obteve avaliações positivas, com atividades pedagógicas que trabalharam todas as categorias da Dimensão do Conhecimento e da Dimensão do Processo Cognitivo relacionados à Taxonomia de Bloom e, de acordo com a maioria dos alunos, essa experiência deve ser replicada em outras disciplinas. Por outro lado, algumas limitações foram encontradas, como: alguns problemas técnicos, a resistência de uma parcela significativa dos alunos e as ferramentas disponibilizadas pelo Google Sala de aula, porém, este último quando aliado ao Google Drive tem ampliada sua abrangência pedagógica. No entanto, as possibilidades são infinitas considerando que, além do AVA, a empresa Google disponibiliza uma variedade imensa de recursos de criação que permite, nesse sentido, a construção de sistemas informatizados para a automação de processos e a gestão burocrática e pedagógica das atividades escolares.

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