Resumo

O presente trabalho propôs um estudo para a análise da percepção dos espectadores/consumidores a respeito dos patrocínios do esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro e verificar se existem semelhanças na percepção dos consumidores sobre os patrocínios das duas principais organizações esportivas no Brasil: o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Desta forma, foi possível entender se na percepção do espectador/consumidor existem diferenças nos objetivos destes patrocinadores em apoiar as organizações do esporte de alto rendimento brasileiro. Foram abordados conceitos referentes ao marketing esportivo, patrocínio no esporte e percepção do consumidor esportivo para análise da pesquisa. Realizou-se um levantamento de dados secundários, por meio da aplicação de questionário tipo survey com perguntas diretas, de múltipla escolha e escala Likert, enviados com o auxílio de instrumentos da internet, como e-mail e redes de relacionamento social, para divulgar o questionário aos respondentes. Para o estudo dos dados foi utilizada a análise fatorial para testar os construtos trabalhados, teste Qui-quadrado e Teste T para analisar os resultados e testar as hipóteses. Com a análise dos dados mostrou-se que a percepção dos consumidores sobre os patrocinadores de ambas as organizações esportivas é parecida, mas existe uma canibalização entre os patrocinadores das organizações esportivas.

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