É possível que um programa de reabilitação cardíaca reduza o risco cardiovascular em indivíduos com síndrome metabólica?
Por Elias Ferreira Porto (Autor), Antônio Adolfo Mattos de Castro (Autor), Daniela Martins de Fausto (Autor), Daniela Martins de Fausto (Autor), Nathalia Moraes Ribeiro (Autor), Keila Larissa Pereira Reis (Autor), Ana Denise Brandão (Autor).
Em Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFex) v. 20, n 4, 2021.
Resumo
A síndrome metabólica é uma desordem complexa representada por um conjunto de fatores de risco cardiovascular geralmente relacionados à deposição central de gordura, resistência à insulina, hipertensão e dislipidemia. Está associada à aterosclerose acelerada em resposta à inflamação crônica e disfunção endotelial vascular, aumentando a mortalidade geral. Objetivo: O objetivo foi avaliar o efeito de um programa de reabilitação cardíaca sobre os fatores de risco cardiovascular em pacientes com síndrome metabólica. Métodos: Este é um estudo prospectivo de intervenção. Todos os pacientes foram submetidos a um programa de reabilitação cardíaca de 20 sessões com exercícios aeróbicos e resistidos, além de um programa educacional para mudanças no estilo de vida. Resultados: Quarenta e sete pacientes participaram do presente estudo. Após o programa de reabilitação cardíaca, observou-se redução significativa (p = 0,0092) para risco cardiovascular e fadiga (p > 0,001); 78% dos pacientes tiveram efeitos positivos na capacidade física, 72% dos pacientes apresentaram redução do HbA1c, 51% aumentaram o colesterol HDL, 70% reduziram o colesterol total, 63% reduziram os triglicerídeos, 61% reduziram a pressão arterial sistólica e 53% reduziram a pressão arterial diastólica. Conclusão: Programa de reabilitação cardíaca com exercícios aeróbicos e resistidos associado a um programa educacional para mudanças no estilo de vida é uma abordagem eficaz no tratamento de pacientes com síndrome metabólica por redução dos fatores de risco cardiovascular e redução da fadiga, melhora da capacidade física e redução dos componentes da síndrome metabólica.