“É um clássico né, as meninas pedindo corda” Atos performativos de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental
Por Amanda Dória de Assis (Autor).
Resumo
Neste trabalho problematizo atos performativos de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras. A partir disso, foi possível compreender que nas aulas de educação física há naturalidade na suposta diferença como meninas e meninos brincam, bem como nas diferenças no modo como participam das aulas. Nesse contexto, provoca estranheza quando alguma criança rompe com as fronteiras binárias de gênero. Ademais, insultos e falta de reconhecimento destas crianças buscam manter a ordem discursiva vigente no currículo, a ordem heterossexual.
Referências
Assis, Amanda Dória. Diferentes capacidades coordenativas ou diferentes experiências? In: FONSECA, Denise Grosso; BELMONTE, Roseli (Orgs.). A educação física nos anos iniciais. Porto Alegre, RS: Sulina, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9.394/96. Brasília, DF, 996.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista estudos feministas, v. 19, n. 2, p. 549-559, 2011.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos CEDES, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
Butler, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. Performatividad, precariedad y políticas sexuales. Revista de antropología iberoamericana, v. 4, n. 3, p. 321-336, 2009.
BUTLER, Judith. Desfazendo gênero. São Paulo: Unesp, 2022
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. São Paulo: Elefante, 2017.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
GOELLNER, Silvana. Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes.; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário - a normatividade em ação. Retratos da escola, v. 7, n. 13, p. 481-498, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Orgs.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2012.
SÁ, André Luiz das Graças de. Decolonizando a cultura corporal: algumas reflexões e proposições. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-16, 2022.
SANTOS, Paulo Augusto Costa; SOUZA, André de Souza; BONFIM, Claudia Ramos de Souza. Educação Física escolar: contribuição para a superação do preconceito de gênero no esporte. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL: FEMINISMOS, IDENTIDADES DE GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2. Anais... Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2015.
SILVA, Leandro de Carvalho. Entre situações-limite e inéditos viáveis: problematizando as desigualdades de gênero nas aulas de educação física. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. SP, 2023.
SOARES, Carmen Lúcia. A influência do pensamento médico higienista na educação física no Brasil: 1850-1930. 1990. 256f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 1990.
PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
TRAVERSINI, Clarice; BALEM, Nair; COSTA, Zuleika. Que discursos pedagógicos escolares são validados por professores ao tratar de metodologias de ensino? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: PEDAGOGIAS (ENTRE) LUGARES E SABERES, 5. Anais... São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2007.