Resumo

Neste número da revista o leitor, novamente, terá acesso a trabalhos que perpassam por diferentes temas e concepções. No primeiro artigo o Prof. Dr. Lorenzetto discute as concepções filosóficas e educacionais do lúdico, bastante apoiado nos estudos de Winnicot e no conceito de transicionalidade proposto pelo autor. No próximo trabalho o leitor terá a oportunidade de conhecer as propostas da Profa. Sheyla de Paula a respeito de um tema tão apropriado e também tão complexo que é a questão da interdisciplinaridade(multi ou temas transversais) que se impõe na Educação e Educação Física escolar.

Benedito Pereira num artigo de grande profundidade discute e analisa os efeitos do excesso de treinamento físico aeróbio sobre a funcionalidade imunológica do organismo.

No artigo seguinte Drigo e colegas procuram analisar as demandas metabólicas no judô a partir do lactato sanguíneo.

Julia Paula apresenta, no próximo artigo discussão bastante inspirada sobre a importância do jogo.

O Professor Heber, em artigo instigante também perpetra pelas questões do jogo e principalmente do lúdico analisando a história de vida do ex-jogador de futebol profissional Dario dos Santos. Em seguida, a Profa. Zenaide Galvão relata a sua experiência profissional apresentando algumas maneiras interessantes de empregar o jogo e a participação dos alunos na construção e modificação das suas regras.

Apresentado no V Simpósio Paulista de Educação Física o trabalho do Prof. Carol Kolyniak Filho discute a questão da teoria e da prática fundamentado no motivalismo histórico dialético.

E para finalizar, o ponto de vista, proposto por Anaruma e Casarotto levanta alguns pontos para debate a respeito da ergonomia e a sua relação com a Educação Física.

Enfim, a Revista Motriz, apresenta mais uma oportunidade para o leitor informar-se sobre o que acontece na Educação Física autal. Além disso, gostaríamos de convidar nossos leitores para participarem do VI Simpósio Paulista de Educação Física que é, em conjunto com esta Revista, eventos que combinam respeito e tradição. O programa completo está no final deste número.

Acessar