Resumo

A Revista Motriz tem o orgulho em apresentar o seu terceiro volume, em particular por estar associada a realização do VI Simpósio Paulista de Educação Física, outra demonstração do trabalho de grupo deste Departamento. Sendo assim esta Revista torna-se cada vez mais presente na leitura do profissional e estudante da Motricidade Humana. Esta associação com o VI Simpósio Paulista de Educação Física evidencia-se na apresentação dos temas livres premiados neste evento uma iniciativa de sua Comissão Organizadora. Desta forma os premiados, professores Bráulio Rodrigues de Almeida e Rubens Lombardi Rodrigues nos apresentam a prática da atividade física como fator primordial na prevenção da osteoporose dando ênfase quando ocorrem na adolescência e pré-adolescência e Elaine Cristina Vieira sobre a socialização como opção profissional e a representação na Educação Física.

Enfim, a Motriz apresenta: através de Victor Andrade de Melo, por que estudar a história da Educação Física e do esporte no curso de graduação e qual sua contribuição para prática e para a formação profissional geral e Glauco Nunes Souto Ramos apresenta uma análise do ensino na Universidade tendo como foco, o professor, meio de disseminação do conhecimento aos futuros profissionais. Monica Maria Viviani Brochado analisa a forma de movimento intervalado na corrida de velocidade e os efeitos sobre o lactato e a cinemática.

Com este conteúdo a Motriz leva o leitor novamente a refletir o homem em movimento e a profissão de educação física, que um dia questionamos que profissão é essa? Teoria ou Prática? Hoje contactamos com os avanços científicos e tecnológicos. O importante é estarmos neste número garantindo um espaço de bom nível para uma discussão cada vez mais profunda desta que é uma profissão, com teoria e prática.

Acessar