Integra

Caros leitores,

No Editorial anterior, chamamos atenção para os avanços que a Revista Movimento tem alcançado, especialmente no que se refere à sua indexação em bases de dados internacionais. Dizíamos, ainda, que o seu reconhecimento estaria se ampliando para além do seu público mais próximo e se estendendo para outros universos acadêmicos, interessados nos debates do campo sociocultural, afeto aos temas que a Movimento publica. Continuávamos, destacando que temos recebido, inclusive, textos de outros países e que todo esse processo tem redundado na quantidade de submissões de artigos e que considerávamos que isso estaria se refletindo na qualidade do periódico.

Em alguma medida influenciados por esses acontecimentos, entendemos que deveríamos ter uma seção voltada para artigos que merecessem destaque, o que poderia ser considerado por diferentes razões, como por abordar temática polêmica, ou por tratar-se de autor cuja obra tenha reconhecimento e influência internacional. A seção "Em Foco", que já fez parte da nossa política editorial, será então reativada a partir de agora e será agregada aos próximos números, sempre que tivermos trabalhos com essas características.

Para esse número, colocamos "Em Foco" um artigo de Bernard Lahire, professor da École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines e Diretor do Grupo de Pesquisa sobre Socialização, na Universidade de Lyon, na França. É um sociólogo de renome e circulação internacional, que publicou mais de quinze livros, muitos deles traduzidos para várias línguas. Inovador e crítico à herança do influente sociólogo Pierre Bourdieu, especializou-se na sociologia da educação e da cultura, com foco na sociologia da socialização. Tendo orientado trabalhos sobre o esporte, tem experiência nessa temática e - a nosso convite - encaminhou um artigo bastante provocativo: "Disposições e contextos de ação: o esporte em questões". No texto, - a partir do que considera que uma sociologia do esporte não deve ser - defende uma sociologia científica do esporte e propõe uma série de linhas de pesquisas articuladas, a partir de um conjunto de questões e algumas observações e/ou sugestões sobre o tema.

Além desse artigo, nesse número estamos publicando mais 14 trabalhos: 11 artigos originais; 3 ensaios; e uma resenha.

Boa leitura.

Acessar