Resumo

O presente número fecha o volume 25 de 2011 da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - RBEFE. E, como é de se esperar de um fechamento, aproveitamos para fazer um balanço sobre nossas realizações desse ano, pois este se trata de um passo muito importante e essencial para a prospecção sobre os desdobramentos futuros.

Finalizamos um ano de significativos avanços. A política de publicação foi reformulada de modo a considerar artigos originais relacionados às subáreas de Biodinâmica (bioquímica, fisiologia, biomecânica, medicina, nutrição, etc.), Sociocultural (história, filosofia, antropologia, sociologia, política, economia, administração, etc.), Pedagógica e Comportamental (pedagogia, psicologia, comportamento motor, etc.), além de ensaios.

Os processos de submissão, avaliação e editoração passaram a ser feitos eletronicamente (http://submission.scielo.br/index.php/rbefe/login). Visando facilitar e agilizar os processos de avaliação, os prazos de resposta dos consultores e autores foram re-ajustados, e foi introduzido um formulário de avaliação contendo os principais itens a serem observados por ambos.

Além de entrar nos portais SciELO e de REVISTAS da USP, o alcance da RBEFE foi estendido, passando a receber textos em três línguas - português, inglês e espanhol.

O conselho editorial foi ampliado com a inclusão de renomados pesquisadores da subárea Sociocultural da Europa, Ásia e América do Norte. E, ao corpo de consultores foram acrescidos pesquisadores de Universidades da América do Sul, Central e do Norte, além de outros da Europa e Austrália. Acrescenta-se que a proporção de consultores originários de outros Estados que não São Paulo, também foi aumentada substancialmente.

Com a consolidação desse novo padrão de qualidade que reflete a tradição e contribuição ao avanço do conhecimento nas áreas de Educação Física e Esporte, a RBEFE finaliza um ano de muito trabalho e repleto de realizações, com a certeza de estar iniciando uma nova era em sua trajetória. A maior visibilidade da RBEFE, a abrangência de seu corpo de consultores comprometidos com a rigorosidade e agilidade nos pareceres, adicionados à submissão de artigos com elevada qualidade nas três subáreas, sinalizam para um futuro promissor, congruente com o papel da RBEFE no que tange a disseminação de conhecimento de qualidade e contribuição com o avanço científico de nossa área.

Nesse momento, prestamos nossos agradecimentos aos leitores, revisores e autores, que juntos tem construído a trajetória da RBEFE, entendendo a importância do fortalecimento e desenvolvimento das revistas científicas nacionais para toda a comunidade. Desejamos a todos, um 2012 de inúmeras realizações, certos de que os nossos próximos passos estarão comprometidos com a qualidade das publicações e com o avanço do conhecimento cientifico da Educação Física e do Esporte.

Acessar