Resumo

A Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE) apresenta uma valiosa compilação de artigos nesta Edição Temática denominada "Áreas de atuação e investigação em Educação Física e Esporte".

A meta dessa Edição Temática é criar um corpo de conhecimento sistematizado acerca das diferentes áreas de atuação profissional e investigação científica em Educação Física e Esporte, auxiliando, dessa forma, alunos de graduação e pós-graduação a definirem escopos de ensino, pesquisa e prática profissional.

Sabidamente, o objeto de estudo da Educação Física e Esporte é heterogêneo, mutável e, por vezes, nebuloso. As fronteiras da nossa área são tortuosas e, não raramente, esbarram-se e fundem-se com outras "ciências" ("lato sensu") mais tradicionais (tais como biologia, matemática, química, etc) e/ou mais aplicadas (medicina, psicologia, pedagogia, etc). A falta de um objeto de estudo único é fato. Se, por um lado, tal situação culmina com a eclosão de diversas subáreas da Educação Física e do Esporte, supostamente gerando uma perda de identidade da área, por outro, permite um infindável leque de opções sobre o qual os profissionais e pesquisadores do nosso campo podem lançar seus tentáculos e, assim, imprimir o DNA da Educação Física em um número crescente de áreas da saúde, exatas e humanidades, que, outrora, desconheciam o fenômeno da atividade motora.

Sob esse segundo prisma, mais otimista indubitavelmente, os renomados pesquisadores que contribuíram para esta Edição Temática discorrem, de maneira impessoal e com linguagem acessível aos alunos de nossos cursos, acerca:

1) do histórico da área em que atuam;

2) da relevância da área para a Educação Física e o Esporte;

3) das linhas mais comuns de investigação;

4) da tradução do conhecimento científico para a prática profissional na área em questão e;

5) das perspectivas na pesquisa e na prática do campo em que investigam.

Os artigos, aparentemente desconectos em face de seus temas heterogêneos, ganham unidade à medida que o leitor passa a entender a complexidade da área de Educação Física e Esporte que, tal qual a presente Edição Temática, apresenta-se, num primeiro olhar, como um quebra-cabeça de peças faltantes, mas que se torna coesa quando se identifica sua peça-chave, que interliga todas as demais: a atividade motora.

Que cada leitor, por si só e de sua maneira, desvende esse delicioso quebra-cabeça.

Acessar