Integra

Após um período no início do ano com problemas logísticos da Revista Brasileira de Futebol, impedindo um fluxo normal da revista estamos iniciando um novo ciclo de publicações em 2013 com boas perspectivas. Contamos com a colaboração de dois editores associados, o prof. Doutorando Cristiano Diniz e o prof. Mestre Osvaldo Costa Moreira, que irão auxiliar na organização da revista. Uma das primeiras ações foi credenciar a RBF na plataforma SEER, o que possibilitará a vinculação da nossa revista no LILACS, SCIELO e BIREME. Assim que já estamos nos organizando para que todo fluxo da revista funcione na plataforma SEER, significando uma alteração em nossa página WEB. Essa evolução fortalecerá nosso planejamento ao logo do triênio para que possamos saltar para uma classificação B2 no Qualis CAPES da Educação Física, contribuindo assim com nossa área, com um jornal científico de maior qualidade e especialmente de referência no futebol.

O primeiro número de 2013 apresenta um total de nove artigos. Um recorde de em nossa história publicações. São em sua maioria artigos originais incluindo inclusive trabalhos realizados em Portugal, reforçando a nossa internacionalização.

O artigo de capa da revista foi realizado por um grupo de professores associando o ambiente investigativo da academia em Minas Gerais com um ambiente de futebol profissional, resultando em um trabalho de excelente qualidade. O artigo trata do uso de equipamentos de alta tecnologia para auxiliar o entendimento da carga de treinamento no ambiente do futebol profissional. Um artigo excelente voltado principalmente para o componente de preparação física.

Já o segundo artigo trata do futebol recreativo e sua associação com o estado de saúde de seus participantes na cidade de Brasília. Foi um trabalho desenvolvido por um aluno do Curso de Especialização em Futebol da UFV.

O terceiro artigo aborda a relação entre desempenhos em testes de campo específicos em jogadores jovens de futebol. Foi realizado por um grupo do Paraná que tem se dedicado a essa área de estudo no futebol. Um artigo interessante, para entender as relações de testes físicos habitualmente realizados em equipes de futebol.

O quarto artigo foi realizado por um grupo de estudos na UNICAMP com uma abordagem tática sobre a seleção Espanhola durante a Copa do Mundo de 2010. É um estudo inovador que ajuda a compreender os motivos táticos da supremacia dessa seleção ao longo dos últimos seis anos no cenário mundial do futebol. Uma leitura obrigatória para toda comunidade, em especial aos que trabalham como treinadores.

O quinto artigo da revista avaliou um total de aproximadamente 900 jogadores de futebol de base de uma das maiores equipes de futebol do Brasil, contando ainda com co-participação da UFRJ e IBMR. É um artigo de maior importância, pois realiza um aprofundamento na categoria de base, com indicadores de referência de desempenho físico que são essenciais para quem trabalha com esse segmento. Com sua clareza de redação e conteúdo, será em breve um dos artigos mais consultados da RBF.

O sexto artigo veio derivado do curso de mestrado da UEM, em que se faz uma análise comparativa do perfil
    antropométrico de jovens jogadores de futebol, complementando as informações do artigo anterior. Um trabalho em que se pode estabelecer também um referencial importante sobre as características antropométricas tomando como referência as diferentes funções táticas desempenhadas por um jogador, e que podem auxiliar no processo de detecção de talentos esportivos.

O sétimo artigo é um artigo internacional, originário de Portugal, em que os investigadores fazem um
    acompanhamento do uso de uma determinada palmilha na chuteira do jogador, e a melhora do conforto com seu uso. Um trabalho com uma abordagem fisioterápica preventiva e que trata os pés dos jogadores como algo fundamental para o desempenho.

O penúltimo artigo realizado por um grupo de estudos do Paraná da UEL que trata especialmente o árbitro e
    seus assistentes. No artigo em questão aborda como fundo específico às características morfológicas de árbitros assistentes que atuam no futebol profissional.

O último artigo, decorrente de uma tese de doutorado realizado em Portugal. Aborda a questão do crescimento, maturação biológica e aptidão física e técnica de jovens futebolistas. Um estudo de revisão de literatura, denso e de leitura obrigatória de todos os membros da comissão técnica que atuam nas categorias de base do futebol brasileiro, na busca do talento esportivo.

Esperamos que nossos leitores desfrutem dos textos aprovados. Para o próximo número já temos praticamente fechada à revista. Informamos que em breve a RBF mudará de plataforma virtual, migrando para o sistema SEER.

João Carlos Bouzas Marins
    Editor Chefe da Revista Brasileira de Futebol

Acessar Arquivo