Editorial
Por Alexandre Fernandez Vaz (Autor), Michelle Carreirão Gonçalves (Autor), Jaison José Bassani (Autor), Felipe Quintão de Almeida (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 5, n 2, 2014. Da página 7 a 9
Integra
Os Cadernos de Formação RBCE, seguindo como um espaço de divulgação, sistematização e análise de distintas práticas e temáticas referentes ao fazer docente na área da Educação Física, traz no presente número um dossiê temático sobre Mídia e Educação (Física). Organizado por Allyson Carvalho de Araújo, o material compõe-se de 4 textos que tratam das relações entre as áreas da Comunicação e da Educação Física, destacando experiências e possibilidades de ensino por meio da mídia, tomada tanto como objeto a ser analisado, quanto como ferramenta metodológica. O artigo que abre o dossiê, de autoria de Augusto Cesar Rios Leiro e Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro, apresenta uma experiência de tematização da mídia em aulas de Educação Física em um colégio estadual localizado no município de Itabaiana/SE. Ao longo de um ano, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, realizou-se um trabalho de produção midiática junto aos alunos que resultou na criação de um jornal impresso e de vídeos que tratavam do esporte, da Educação Física, mas também do cotidiano e espaço escolares, oportunizando aos jovens protagonizar o fazer midiático, além de uma reexão sobre o entrecruzamento de educação e mídia. Em seguida tem-se o material produzido por Dandara Queiroga de Oliveira Sousa e colaboradores, que relata um conjunto de intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física em três instituições públicas distintas, uma municipal, uma estadual e outra federal, sediadas na região metropolitana de Natal/RN. Tais propostas tematizaram os megaeventos esportivos e basearam-se na metodologia de ensino mídia-educação, tendo gerado mídias visuais, impressas e digitais, proporcionando um posicionamento crítico dos alunos em relação ao discurso midiático. O terceiro texto, assinado por Tatiana Passos Zylberberg e colaboradores, traz a público a criação do website www.conectecrieducacaosica.ufc.br, 8 Cadernos de Formação RBCE, p. 7-9, set. 2014 iniciativa gerada com intuito de tornar-se uma ferramenta de divulgação das práticas inovadoras em Educação Física escolar, que acontecem por todo o Brasil. No artigo enfoca-se um dos setores do site chamado “experimentação”, que objetiva dar visibilidade ao que o conjunto docente vem produzindo, bem como colaborar na formação de futuros professores. Fechando o dossiê, encontramos o trabalho de Marcio Romeu Ribas de Oliveira, que lida com as possibilidades de uso do cinema e de imagens em geral nas aulas de Educação Física. O argumento central gira em torno do lme Os Incompreendidos, de François Tru!aut, na medida em que, segundo o autor, é possível realizar uma crítica à Educação Física e à escola a partir da assistência e análise dessa obra. Somado a isso, tem-se ainda os textos de demanda contínua. Um de autoria de Victor José Machado de Oliveira, Ivan Marcelo Gomes e Valter Bracht, fruto de investigação referente a práticas pedagógicas de Educação Física escolar relacionadas à temática da saúde, apresenta o conceito de educação para a saúde (Gesundheitserziehung) como alternativa de superação de abordagens que lidam com o tema de forma restrita. Outro, assinado por Paula Nunes Chaves, Ivana Lúcia da Silva e Rosie Marie Nascimento de Medeiros, relata uma intervenção pedagógica com o conteúdo lutas, enfocando o karatê e o boxe. Por m, fechamos com mais um relato de experiência realizada por Jessica Aparecida Sibioni e Glauco Nunes Souto Ramos, que tematiza o conteúdo da pesca esportiva em aulas de Educação Física com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de São Carlos/SP, uma interessante alternativa para estreitar a relação das crianças com a natureza e desencadear discussões sobre o tema transversal meio ambiente. Os Cadernos de Formação RBCE seguem convidando à leitura e igualmente à escrita a comunidade da Educação Física. Emulamos todo tipo de contribuição para os Cadernos, inclusive, e em especial, aquelas que sejam oriundas da relação entre Universidade e as diversas redes de Cadernos de Formação RBCE, p. 7-9, set. 2014 9 ensino. Quais tem sido os resultados da formação continuada de professores de Educação Física?
Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória, setembro de 2014.
Alexandre Fernandez Vaz Michelle Carreirão Gonçalves Jaison José Bassani Felipe Quintão de Almeida