Resumo

Seguramente, no Brasil. a área da atividade motora adaptada sofreu nos últimos anos significativas modificações e desenvolvimento no campo cientifico. Em meio a esse processo, a Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, foi criada a partir de necessidade real que pesquisadores e estudiosos tiveram em organizar, discutir e socializar os conhecimentos que vêm sendo produzidos a respeito de questões afetas à essa temática. 
 
Com a expectativa de contribuir com o processo de disseminação da produção científica daqueles que lidam com os problemas da atividade motora adaptada, ternos a satisfação de tornar público o primeiro veículo de comunicação científica brasileiro voltado, especificamente para esta área. Representa, portanto, o marco inicial de um longo caminho que haveremos de percorrer na busca da difusão e do aprofundamento dos conhecimentos neste ramo do saber, ainda, tão carente de estudos e pesquisas. SOBAMA. a revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada significa a concretização do processo de comunicação e do intercâmbio de diferentes tipos de profissionais que trabalham e estudam as questões de atividade motora adaptaria. Vale lembrar que, se até poucos anos atrás o entendimento da atividade motora adaptada se restringia às pessoas portadoras de alguma deficiência, atualmente, as perspectivas são outras e bem mais abrangentes. À guisa de exemplificação destacamos os estudos voltados para: a terceira idade, as cardlopatias e OS problemas respiratórios, dentre outros. 
 
Este aumento do espectro acerca do que venha a ser atividade motora adaptada longe de significar uma fragilidade ou indefinição de rumos por parte da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, expressa sim um reconhecimento real da complexidade dos estudos e vertentes epistemológicas envolvidas com esta área do conhecimento. Entendemos. ainda, que a diversidade metodológica na construção do conhecimento deve ser estimulada, assim corno deve ser aplicada e garantida a possibilidade de critica ao que se produz. Esperamos que esta revista represente num futuro próximo, o mais importante veiculo de comunicação brasileiro na área da atividade motora adaptada. Sua consolidação e respeito dependerá em grande parte e significativamente da participação crítica e do trabalho efetivo de todos os seguidores e estudiosos filiados à Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. 
 
O editor 

Arquivo