Resumo

O esforço do Conselho Editorial do Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões, neste ano de 2009, tem sido, especialmente, apreender (em sentido de incorporar) o jogo que se estabelece no cenário dos periódicos científicos – saber quais são as práticas legítimas e os capitais válidos. Mais do que se submeter ao jogo, o objetivo é compreendê-lo para, então, procurar sustentar uma posição coerente no espaço dos periódicos da área de Educação Física. Quanto a isso, vale os agradecimentos à Comissão Editorial da Revista Movimento (UFRGS) que tem colaboradoenormementenoaprendizado. Nesteprimeirosemestre,paraalémdaaprendizagem,nãofoipossívelmaisdoquemanteraperiodicidade. Masopropósito,comojámencionadonoeditorialanterior,abrangetambémaconquistadaregularidadeedemelhores condiçõesparanormalizaçõeserevisõesdeportuguêseinglês(abstract).Melhorarestesaspectossignificaconquistar (novamente e cada vez mais) a confiança e o reconhecimento dos autores e leitores do Caderno, como também a integrarimportantesclassificadores(comooQualis-CAPES)eindexadores(comooLatindex). Nesse contexto é que lançamos este número 14 (que integra do volume 8) do Caderno de Educação Física. Novamente, fazemos a apresentação do número com o agradecimento ao apoio da Direção do Campus de Marechal Cândido Rondon que, mais uma vez, disponibilizou recursos para editoração e impressão da versão impressa do periódico. A UNIOESTE, em especial, a Direção do Campus de Marechal Cândido Rondon, como política, tem acreditado na relevância do periódico na constituição dos Cursos de Educação Física, tendo em vista o esforço de verticalizaçãodaformação. Nove trabalhos integram este número 14 do Caderno de Educação Física. Os cinco primeiros são artigos originais:otrabalhodaBibliotecáriaIvoneJob(UFRGS)sobreasRevistasCientíficasBrasileirasdaáreadeEducação Física;oestudodosmétodosdeensinonasaulasdeEducaçãoFísicaemsériesiniciaisdosProfessoresInácioBrandl Neto e Carmen Elisa Henn Brandl, ambos da UNIOESTE; a pesquisa sobre qualidade de vida em ambiente com mulheres idosas de Eneida Maria Troller Conte (UNIOESTE) e Adair da Silva Lopes (UFSC); a proposta/procedimento de validação do teste Vai-e-Vem de 20 metros para escolares realizado no âmbito da UNIOESTE,porSandroMárcioStröher,EdílsonHobold,LírioLevandoskiJúnioreJardelSchlickmann;eaanáliseda exposiçãopublicitárianatransmissãotelevisivadoCampeonatoGaúchodeFuteboldesenvolvidaporTaísSteffenello Ghisleni(UNIFRA),LaurenLopeseCristinaMunarskiJobimHollerbach(UNIFRA). Nasequênciaestãodoisartigosderevisão,umrelatodeexperiênciaeumpontodevista:FlávioPyMariante Neto (aluno do PPGCMH/UFRGS) apresenta um levantamento que denominou de panorama sociocultural dos esportesdecombate;PauloHenriqueSantosdaFonseca,MariadeFátimaDuarte,DanielaMartinsAlmeidaeAndréia Weistrazemumarevisãosobreprocedimentosdemedidaeinterpretaçãodataxametabólicaderepouso;JoãoJúniorde SáeMauroMyskiwrelatamaexperiênciadeintervençõespedagógicasnoensinodeesportesnoEnsinoMédio;Dartel Ferrari de Lima apresenta seu ponto de vista sobre a cumplicidade entre os Comitês de Ética em Pesquisa e ações investigatórias.

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