Resumo

Apresentamos à comunidade acadêmica da Educação Física e áreas afins mais um número do Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões. O lançamento deste segundo número já nos habilita (ainda que em parte) a realizar as primeiras solicitações de indexação do periódico em bases de dados (nacionais e internacionais). Mas, para contemplarmos as exigências das instituições indexadoras, temos que pensar em várias melhorias. Algumas dessas melhorias já têm sido implementadas, como aumento do número de avaliadores (contamos hoje com cerca de 50 revisores cadastrados) e a maior e melhor utilização do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) tanto pelos responsáveis pela edição como pelos autores e avaliadores, o que nos permite dar mais celeridade ao processo de avaliação dos trabalhos. Para os próximos números lançamos como objetivo a realização de revisão de português e inglês (abstract), garantindo qualidade ainda maior da revista.

A distribuição do Caderno também foi retomada, sobretudo pela realização de permutas com outros periódicos da área. Foram enviados aproximadamente 60 exemplares para bibliotecas de várias regiões do país, sendo previstas outras solicitações de permutas para o ano de 2009. Trata-se de um esforço de retomar a circulação e visibilidade do periódico no “campo acadêmico”, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento do acervo de revistas da Biblioteca da UNIOESTE. Essa visibilidade, aliás, tem sido ampliada pela publicação on-line da revista no portal SABER da UNIOESTE. Vale lembrar o apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (especificamente da Diretoria do Campus de Marechal Cândido Rondon e EDUNIOESTE) para a com o processo de editoração e publicação do Caderno. Este apoio tem crescido para além do custeio das despesas e assessoria da editoria, pois passará a contar, a partir de 2009, com espaço, materiais e funcionário para dar suporte a gestão dos periódicos no Campus de Marechal Cândido Rondon.

Este número 13 do Caderno de Educação Física engloba 5 artigos originais. O primeiro trabalho apresentado é uma pesquisa realizada por Franciele Roos da Silva Ilha e Hugo Norberto Krug sobre as contribuições da gestão escolar para o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. O segundo texto, de autoria de Taís Steffenello Ghisleni e Juliana Rodrigues Rosa, contempla um estudo do tratamento dado pela mídia em relação a um jogador de futebol em sua carreira até elevá-lo à categoria de ídolo. O terceiro artigo traz uma investigação a respeito da prevalência de pessoas com fatores que indicam sintomas de dependência do exercício em ambiente de academia, realizada por Paulo Henrique Santos da Fonseca e Adriane Graciele Zanatta. O quarto trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida por Cristiano Luiz Metzner e Carmem Elisa Henn Brandl sobre o ponto de vista dos trabalhadores em relação às contribuições da Ginástica Laboral. E o quinto texto no formato de artigo original, elaborado por José Carlos Mendes e Suziane Zavareze, também tematizando a Ginástica Laboral, relata uma pesquisa sobre a qualidade de vida de trabalhadores de uma empresa.

Também compõem este volume dois Artigos de Revisão. O primeiro destes textos traz uma revisão sobre os benefícios que a prática regular de atividade física pode proporcionar aos indivíduos durante o envelhecer, elaborada por Arestides Pereira da Silva Júnior e Marília Velardi, e o segundo texto apresenta uma revisão de aspectos históricos, conceitualização e benefícios da Ginástica Laboral, desenvolvida por Adelar Aparecido Sampaio e João Ricardo Gabriel de Oliveira. O número conta também com um ensaio desenvolvido pelo Prof. Dr. Ivan Marcelo Gomes (UFES) a respeito das formas sociais de escolarização do corpo na transição da fase clássica da modernidade para as configurações sociais que vivenciamos na atualidade. Encerra com um Ponto de Vista apresentado pela Profa. Dra. Carmem Elisa Henn Brandl (UNIOESTE), este escrito e problematizado em torno de “mudanças significativas” na formação dos professores de Educação Física e sua intervenção na Educação Física Escolar, nas últimas décadas.

Acessar