Integra

A proposta do curso de Educação Física da UNIOESTE —Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que é divulgar através de sua revista "Caderno de Educação Física —Estudos e Reflexões", estudos de profissionais da área. Assim, estamos editando o volume 3, número 2 de 2001, correspondente ao segundo semestre, conforme meta inicial dos editores, mantendo assim sua periodicidade.

Nesta edição, estamos dando ênfase a publicação de artigos originais, artigos de revisão, ponto de vista, bem como, pela primeira vez, relatos de experiências.

Nos artigos originais, encontraremos três abordagens distintas, sendo a primeira sobre "formas de ensinar", onde o autor realiza uma pesquisa sobre corno está sendo desenvolvido o ensino nas escolas de Marechal Cândido Rondon, principalmente no ensino básico. A segunda abordagem, sobre treinamento no voleibol, onde os autores apresentam uma descrição sobre o "comportamento dos técnicos/treinadores", e a terceira, sobre "ginástica laborai", atividade esta que, atualmente, encontra-se com ênfase em rio nosso meio.

Na seção de artigos de revisão, teremos dois assuntos. O primeiro sobre "exercícios de alongamento e sua implicação no treinamento de força", onde os autores realizam um estudo sobre a importância do alongamento, na execução de atividades com este fim; e o segundo sobre "o novo ensino médio", onde a autora apresenta uma revisão, conforme a nova LDB.

Nos pontos de vista, encontraremos o posicionamento dos autores sobre a Educação Física, tanto a nível escolar como no nível esportivo. Na questão escolar, apresentação de textos sobre 'a inteligência", "o ensino e pesquisa" e "a contextualização atual da Educação Física". No nível esportivo, duas abordagens que interagem entre si, sendo uma sobre "Educação Física escolar e esporte" e outra sobre "fundamentos do processo ensino/aprendizagem dos esportes na escola", onde ambos os autores realizam uma crítica sobre como está sendo desenvolvido este, a nivel escolar.

Em relatos de experiência, apresenta-se a síntese do projeto de pesquisa, realizado no curso de Educação Física, onde a "dança" foi utilizada como meio de aprofundar conhecimentos, visando compreender a sua importância cia na educação rítmica dos movimentos, 
os fundamentos, os métodos e as técnicas pedagógicas no ensino/ aprendizagem.

Novamente queremos convidar profissionais da área, para utilizar nossa revista, como meio de divulgação de suas pesquisas, tendo em vista nosso comprometimento com a sociedade, com a Educação e principalmente com a Educação Física. 
Comissão Editorial 

Acessar