Resumo

Abrindo as publicações de 2019, a Motricidades: Revista da SPQMH publica o seu 5º número (1º deste 3º volume), com 1 artigo de pesquisa, 2 artigos de revisão e 3 ensaios, de pesquisadores/as do Brasil, Chile, Moçambique, Portugal e Venezuela.

No Artigo de Pesquisa “Procesos educativos vivenciados por cicloactivistas en la promoción del ciclismo urbano”, de Leandro Dri Manfiolete Troncoso (Universidad Austral de Chile, UACH, Valdivia, Chile), Sergio Alejandro Toro-Arévalo (Universidad Austral de Chile, UACH, Valdivia, Chile) e Sandra Soledad Troncoso Robles Dri Manfiolete (Universidad Austral de Chile, UACH, Valdivia, Chile), são apresentados os processos educativos vivenciados por cicloativistas, do Brasil, Colômbia e Uruguai, na promoção do ciclismo urbano.

Pedro Antonio Pessula (Universidade Pedagógica, UP, Maputo, Moçambique) e Madalena Tirano Bive (Universidade Pedagógica, UP, Tete, Moçambique), no artigo de revisão “Educação Física em Moçambique: dilemas históricos da formação e atuação profissional” analisam o contexto histórico da formação e atuação profissional em Educação Física em Moçambique.

Reflexões sobre possibilidades pedagógicas do uso de jogos eletrônicos no ensino de artes visuais são apresentadas por Samuel Vilasbôas Pereira (Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Campo Grande-MS, Brasil) e Paulo César Antonini de Souza (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande-MS, Brasil) no artigo de revisão “Uso de jogos eletrônicos em artes visuais”.

No ensaio “Deporte y neoliberalismo en América Latina: los casos de Argentina y Brasil”, Eloy Altuve-Mejía (Universidad del Zulia, LUZ, Maracaibo, Venezuela) demonstra o papel do esporte no retorno (no século XXI) do neoliberalismo no Brasil e na Argentina.

Luciana Cristina Godoy (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), no ensaio “Bem-viver-interespécies: reflexões iniciais” se propõe a apresentar o Bem-Viver-Interespécies, como anúncio de uma ética de solidariedade, empatia e alteridade entre Seres-Humanos e Seres-Animais.

Finalizando este 1º número de 2019, no ensaio “Futebol: necessárias rupturas”, Manuel Sérgio (Universidade Técnica de Lisboa, UTL, Lisboa, Portugal) e Fábio Ricardo Mizuno Lemos (Instituto Federal de São Paulo, IFSP, São Carlos-SP, Brasil) apontam rupturas necessárias para a interpretação do futebol em uma perspectiva que valorize o ser humano no constante movimento intencional da transcendência.

Resistindo às dificuldades, a Motricidades segue em frente, sempre no intento de expandir a divulgação científica na área de Educação, em suas interfaces com Artes, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente e Saúde.

Acessar