Resumo

Com o intuito de apresentar à comunidade em geral o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), nos anos de 2016 e 2018 foram lançados os dois primeiros números da Revista Inteligência Esportiva. Nestes, foi apresentada uma síntese dos subprojetos desenvolvidos a partir da parceria firmada com a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR), da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania; possibilitando que profissionais envolvidos com o esporte (gestores, técnicos, atletas, professores de educação física, entre outros interessados) pudessem ter acesso ao conhecimento construído até então.

Podemos observar que as ações do IPIE nos últimos anos foram ampliadas, concomitantemente ao andamento dos subprojetos.

Várias parcerias têm sido formalizadas, nacional e internacionalmente, junto a pesquisadores renomados, instituições consolidadas, secretarias de esporte e organizações esportivas em geral.

Para difundirmos o que tem sido desenvolvido pelo IPIE nos últimos dois anos, preparamos para este 3º número uma série de textos que possibilite ao leitor um entendimento sobre as diversas frentes elaboradas desde a nossa última publicação em 2018, sintetizadas em três editorias distintas: entrevistas; subprojetos desenvolvidos; e ações.

A primeira delas traz duas entrevistas com parceiros importantes na construção de referenciais pautados na Gestão do Esporte e na Governança de instituições esportivas. Uma das entrevistas foi concedida pelo Dr. Gonzalo Bravo, professor da Faculdade de Gestão Esportiva da West Virginia University (WVU); e a outra foi realizada com o dinamarquês Jens Sejer Andersen, jornalista, diretor internacional e fundador da Play The Game, uma instituição que se propõe a estimular a ética nas entidades esportivas.

A segunda parte da revista, aborda algumas das discussões que envolvem os oito subprojetos desenvolvidos pelo IPIE. De início, temos o debate que envolve a relação entre ciência e tecnologia que impacta diretamente o esporte de rendimento. Na sequência, observamos a necessidade de mapear as políticas públicas voltadas para o esporte nos estados e municípios brasileiros, a partir do desenvolvimento de um sistema específico para este fim, possibilitando estratégias para o desenvolvimento do esporte no Brasil.

Em seguida, três textos tratam do Programa Bolsa-Atleta: um que apresenta o programa, bem como suas principais características desde a sua implementação no ano de 2004 pelo Governo Federal; outro que aborda especificamente a categoria Pódio no período de 2017-2019, com o intuito de traçar possíveis tendências dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Tóquio/2020; e, por último, temos uma reflexão sobre a possibilidade de um modelo de avaliação e monitoramento para o programa como forma de compreensão das políticas de alto rendimento no Brasil.

Também está contemplado neste rol de textos o universo que envolve o Jogos Escolares, a partir das suas transformações ao longo da sua história, bem como os principais desafios a serem enfrentados pelo esporte escolar brasileiro no século XXI. Outro tema que se apresenta, trata da Governança nas confederações esportivas, a partir do comparativo entre os anos de 2017 e 2018 com dados da Sou do Esporte, uma associação que tem por objetivo estimular as boas práticas de governança no esporte brasileiro. Finalizando esta seção, temos o cruzamento de dados referentes aos ciclos olímpicos de Pequim/2008, Londres/2012, Rio/2016 e Tóquio/2021, buscando estabelecer uma análise sobre os investimentos realizados a partir do perfil das delegações e dos resultados esportivos, e, por fim, quais são os principais desafios para o futuro do esporte de rendimento brasileiro.

A terceira seção deste número trata das principais ações desenvolvidas pelo IPIE. O Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE) tem se consolidado como um espaço de divulgação da produção científica, além de debater a respeito das experiências sobre políticas públicas quen nvolvem o esporte de rendimento. Outro evento, o Simpósio de Governança em Organizações do Esporte (SGOE), fomenta discussões sobre a necessidade de profissionalização da administração esportiva brasileira e as boas práticas de governança. Em relação à publicização da produção desenvolvida pelo IPIE apresentamos o website, que, além de disponibilizar materiais, figura como uma ferramenta de busca de dados vinculados ao nosso Banco. Outra forma de disseminar conteúdos é por meio de suas próprias redes sociais (@ieufpr), bem como pelo canal do YouTube, que hospeda vídeos relacionados a trabalhos desenvolvidos.

Por fim, este número também destaca a participação do IPIE em diversos eventos e ações, bem como a apresentação de todos aqueles que fazem parte desta instituição.

Diante disto, esperamos que você possafazer uma boa leitura deste número.

Andre Marsiglia Quaranta Editor
Natasha Santos Lise, Editora

Acessar