Resumo

Entre os melhores, embora os anos passem
Durante a última copa do mundo de futebol, três jogadores se destacaram em suas seleções: Cristiano Ronaldo, Luka Modrić e Lionel Messi. Repetidamente, cada vez que entravam no jogo, os locutores relembravam suas idades, especulando quando se aposentariam e antecipando sua despedida dos campeonatos mundiais. Eles expressaram conceitos carregados de preconceitos, estereótipos e discriminações aplicadas às pessoas exclusivamente com base na idade.
Algumas semanas depois assistimos à superação da marca dos 38.387 pontos de Kareem Abdul Jabbar. Uma conquista para LeBron James após duas décadas jogando no mais alto nível, com média de quase 30 pontos por jogo nesta temporada; entre outros sucessos notáveis, ele foi quatro vezes o jogador mais valioso das finais e da temporada regular, quatro títulos da NBA com três times e duas vezes medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008 e Londres em 2012. Houve atletas mais experientes que se destacaram, como Aladár Gerevich, esgrimista húngaro que conquistou a medalha de ouro aos 50 anos nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960, e Dara Torres, nadadora americano que participou de cinco provas olímpicas, a última em 2008, obtendo 3 medalhas de prata, aos 41 anos.
Atualmente, com o aporte da tecnologia, o cuidado com o treinamento e o descanso, com a assessoria de profissionais altamente capacitados em ciências do esporte, somados aos suculentos prêmios que são entregues ao número um, o tempo de participação nos atletas foi ampliado. LeBron mostra uma validade notável aos 38 anos. Apenas mais um ano Messi terá a próxima Copa do Mundo a ser disputada na América do Norte. E junto com outros atletas de destaque, devem ser valorizados pelo talento, pela eficiência, pelo respeito à torcida, pelo empenho em jogar, e não pela idade.
 

Acessar