Editorial
Por Sandra Renata Fonseca Mota (Autor), Maria Ângela Lopes Dumont Macêdo (Autor), Vinícius Dias Rodrigues (Autor), Vivianne Mar (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 7, 2022.
Resumo
Um dos grandes jargões do mundo contemporâneo é acrescentar valor ao conhecimento, posto seu ciclo constante de evolução e de transformação. O conhecimento, do latim cognescere, é uma relação entre um sujeito, o agente que conhece, e um objeto, aquilo que é conhecido. Terry Eagleton, em sua "Teoria Literária: uma introdução", postula que "há alguns tipos de conhecimento que temos que adquirir a qualquer custo sob pena de perder a liberdade", o que revela os desafios impostos a ele. A ciência moderna tem influenciado mormente o fazer científico na práxis acadêmica da educação física, fornecendo subsídios para uma discussão epistemológica. É nesse contexto que a Revista Eletrônica Nacional da Educação Física (RENEF), na Edição Especial "Educação Física EAD", traz em seu bojo os trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos do curso de Educação Física ofertado no âmbito da Universidade Aberta do Brasil/CEAD/Unimontes, dos pólos de Urucuia, Monte Azul e Joaíma, possibilitando a amplitude do conhecimento.