Editorial
Por Ângela Adriane Schmidt Bersch (Autor).
Resumo
É com muita alegria que trazemos mais uma edição da Revista Didática Sistêmica, que nesse número nos agracia com o Dossiê “Lutas na Educação Física Escolar: Artes Marciais e Desportos de Combate”, organizado pelo professor e pesquisador Thiago Farias da Fonseca Pimenta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Em se tratando de uma revista voltada para pesquisas da área educacional, inclusive da Educação Física, nesse dossiê,abordamos a temática lutas,que faz parte do que chamamos de cultura corporal. Nesse sentido, no presentedossiê,voltamos nossos olhares para as pesquisas que abordaram as lutasnaperspectiva da formaçãoe atuaçãodocente, inclusiverefletindo sobre a memória histórica dessa disciplina nos cursos de Educação Física e de processos formativos contínuos, dosdocumentos curriculares oficiais, inclusive na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); da vivência no campo escolar; e da praxiologia motriz, em se tratando especificamente do jiu-jítsu brasileiro.Ainda contemplamosquatroartigos de fluxo contínuo,que trataram sobre questões relacionas à Educação Básica, Educação Física e Educação Infantil de diferentes regiõesdo Brasil. O artigo elaborado por Cintia Ramos Nicoes, Inácio Crochemore Mohnsam da Silva e Alan Goularte Knuth sob título “O apagamento do termo “práticas corporais” em açõesdo ministério da saúde: uma análise do período 2019-2021”. Inspirados na perspectiva teórico-metodológica foucaultiana,os autores desenvolveram um estudo documental a partir do site do Ministério da Saúde e materiais adjacentes. Os achados evidenciam o apagamento das Práticas Corporais, nas ações que destacam a Atividade Física com enfoque na prevenção de doenças, configurauma fissuranos avanços históricos da Promoção da Saúde, em especial nas discussões que tratam da dimensão sociocultural do movimento humano.