Resumo

Como seria uma Instituição nascida no início do século XX, um período marcado por grandes e inúmeros acontecimentos que mudaram o mundo? No âmbito da ciência, por exemplo, pode-se destacar a transição da Ciência Clássica para a Ciência Contemporânea que implicou, dentre vários aspectos, em mudança na forma como os fenômenos, principalmente aqueles que evoluem, eram vistos. Um conceito chave e norteador desta mudança de paradigma foi o de sistema aberto, o qual possibilitou avançar na compreensão de fenômenos cuja estrutura ou organização é constituída pela relação entre diferentes partes (componentes), e que interage com seu meio ambiente através de troca de informação e energia. Respondendo à pergunta do início do parágrafo: foi com as características de um sistema aberto que nasceu a Escola de Educação Física. Isso porque tratou-se da emergência de um sistema de formação de recursos humanos para atender às necessidades “gímnico-desportivas” de sua sociedade; um sistema que, para funcionar, precisaria realizar trocas, captar as necessidades sociais e fornecer recursos humanos para lidar com elas. As sociedades e as próprias necessidades humanas mudam com o tempo. É justamente o fato de sistemas abertos realizarem trocas com seu meio ambiente que os possibilita mudar sua organização para se adaptar e, por conseguinte, evoluir. O presente número especial apresenta textos que descrevem como a Escola de Educação Física do Departamento de Educação Physica do Estado de São Paulo evoluiu para Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; Como seus componentes se modificaram até culminar nos Departamentos de Esporte, Pedagogia do Movimento do Corpo Humano e Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano, e nas Comissões de Graduação, Pós-graduação, Cultura e Extensão, e Pesquisa e Inovação. E, como esse sistema contribuiu para o desenvolvimento da Educação Física e Esporte, Paulista e Brasileiro

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