Resumo


No ano de 2019 durante a comemoração do 49º aniversário do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM a Comunidade deste Centro se organizava para celebrar e homenagear o cinquentenário de nosso querido CEFD/UFSM. Os projetos eram muitos, todos diretamente relacionados com eventos, encontros e reencontros, marcados por muita aglomeração e abraços.

Mas,CarlosDrummondde Andradejá vinha alertando em seu poema

“No meio do caminho”

:“No meio do caminho tinha uma pedraTinha uma pedra no meio do caminhoTinha uma pedra

No meio do caminho tinha uma pedra”

Veio a Pandemia, um evento que afetou a vida da maior parte dos habitantes deste planeta. O medo tomou conta de nossas vidas. Tivemos que nos adaptar auma lógica imposta por este triste evento. Novas regras sociais foram necessárias para que pudéssemosreorganizar a sociedade de uma forma geral e o cotidiano acadêmico, de forma específica. Foi neste momento que colocamos força nesta proposta de homenagear o CEFD/UFSM a partir da revista Kinesis, uma das responsáveis pela divulgação do conhecimento científico há mais de36anos na Educação Física Brasileira.

O passo seguinte foi formar uma boa equipe que levasse a frente esta ideiae estar atento ao processo de avaliação e editoração dos artigos para que pudessem colaborar com o dossiêtemático:CEFD/UFSM 50 anos: Histórico e transformações na Educação Física. Assim, o grupo foi formado pelos/asseguintes professores/as: Daniela Lopes dos Santos, Elizara Carolina Marin, João Francisco Magno Ribas, Maristela da Silva Souza, MarianiGuedes Santiago eSara Teresinha Corazza. No decorrer das atividades somaram-se ao grupo as professoras Natielle Follmann e FernandaBattagli Kropeniscki.No período de 03meses, possibilitamos o envio deartigos científicos para todas as seções, com perspectivas teóricase metodológicas diversas relacionadas com a memória e as práticas sociais do CEFD/UFSM.No total foram 15artigos, 4 entrevistase uma resenha de livro. De imediato agradecemos Editorial
 

Acessar