Editorial Motricidades (v. 2, N. 2)
Resumo
O segundo número, do segundo volume da Motricidades: Revista da SPQMH, traz a publicação de 7 trabalhos de pesquisadores/as de Angola, Brasil e Moçambique. São eles:
Artigo de Pesquisa “Educação intercultural indígena: reflexões no contexto escolar Terena da aldeia Ekeruá”, de Denise Aparecida Corrêa (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Bauru-SP, Brasil) e Fernanda Zane Arthuso (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Bauru-SP, Brasil);
Artigo de Pesquisa “Africanidades para e na educação das relações étnico-raciais”, de Aline de Souza Denzin (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Luiz Gonçalves Junior (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil);
Artigo de Revisão “Quando o colono é negro: educação e práticas sociais de reprodução do racismo em Angola”, de Alberto Kapitango Nguluve (Instituto Superior de Ciências da Educação, ISCED, Luanda, Angola);
Artigo de Revisão “Educação e primeiros letramentos no Brasil: redução cultural indígena”, de Guilherme Lima Cardozo (Associação Carioca de Ensino Superior, UNICARIOCA, Rio de Janeiro-RJ, Brasil/Universidade Estácio de Sá, UNESA, Rio de Janeiro-RJ, Brasil);
Artigo de Revisão “Pós-colonialismo, relações étnico-raciais e universidade”, de Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia-MG, Brasil) e Cairo Mohamad Ibrahim Katrib (Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia-MG, Brasil);
Ensaio “Interseccionalidade de raça e gênero nas escolas brasileiras e os projetos de lei silenciadores”, de Saskya Miranda Lopes (Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus-BA, Brasil);
Ensaio “Lições da Universidade Popular dos Movimentos Sociais na África Austral: terra, luta e emancipação”, de Boaventura Monjane (Sam Moyo African Institute of Agrarian Studies, SMAIAS, Harare, Zimbábue/Universidade de Coimbra, UC, Coimbra, Portugal).
Nesse número da Motricidades, a apresentação dos trabalhos publicados foi realizada pelo pesquisador moçambicano José Paulino Castiano (Universidade Pedagógica, UP, Maputo, Moçambique).
Que as Epistemologias do Sul, presentes em todos os textos publicados nesse número, possam suscitar boas reflexões, debates e, principalmente, ações.
Seguimos em frente, em busca da expansão da divulgação científica na área de Educação, em suas interfaces com Artes, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente e Saúde, sempre engajando-nos!
São Carlos-SP, julho de 2018