Resumo

Abrindo um novo ano, a Motricidades: Revista da SPQMH publica em seu quinto volume: 2 artigos de revisão e 5 ensaios, além da Seção Especial, com 4 artigos de pesquisa e 1 artigo de revisão.

No artigo de revisão “Fundamentos histórico-sociológicos da pesquisa em práticas sociais e processos educativos”, Diogo Marques Tafuri (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) busca evidenciar fundamentos históricos e sociológicos de pesquisas que objetivam investigar processos educativos decorrentes de práticas sociais diversas, ocorridas no contexto escolar ou fora dele.

Em “Educación física en Colombia: área fundamental y formación docente”, John Edwin Valencia-Moreno (Universidad de Magdalena, UNIMAGDALENA, Santa Marta, Colômbia) e José Enver Ayala-Zuluaga (Universidad del Quindío, UNIQUINDÍO, Armenia, Colômbia) apresentam reflexões sobre a formação de professores da área de Educação Física no contexto colombiano.

No ensaio “Unidade na bio-diversidade: diálogos com o bem-viver”, Nathan Raphael Varotto (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), Alice Maria Calado Melges (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Lúcio Castro Fábis (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) propõem reflexões sobre os princípios da filosofia do Bem-Viver, colocando-a em diálogo com valores como a cooperação, a solidariedade, a pluralidade e a democracia.

Em “Bem-viver: nova perspectiva para se relacionar com o tempo”, Marcos José de Aquino Pereira (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) debate o tempo como algo que foi fetichizado pela Modernidade, apresentando como possibilidade de superação a perspectiva do Bem-Viver.

Discussões sobre as diferenças entre uma sociedade pautada na produção de mercadorias, que nega a fruição do ócio a favor do capital, e sociedades indígenas ameríndias, que valorizam a vida humana e dos demais seres, foram apresentadas por Andréia Cordeiro Mecca (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Miriã Martins de Brito (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), no ensaio “Resistência e coexistência: da produção de mercadorias à valorização da vida”.

No ensaio “Compartilhando sonhos: Bem-Viver, Pedagogia Freinet, Arte/Educação e Educação das Relações Étnico-Raciais”, Alessandra Guerra da Silva Oliveira (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), Carolina Laureto Hora (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Gabriela Luchesi Martins (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) apresentam reflexões sobre o que denominam de “Mal-Viver” que estamos enfrentando e sobre possibilidades de mudanças trazidas pelo Bem-Viver, em relação com a Pedagogia Freinet, com a Arte/Educação e com a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Josiane Cristina Bocchi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Bauru-SP, Brasil), no ensaio “Corpo, subjetividade e o discurso da saúde: ensaio para profissionais de campo”, a partir da interrogação - Mas se somos levados a consumir formas de vida saudável, por que tantas pessoas se sentem cada vez mais doentes? - discute a produção de narrativas estéticas no campo da saúde e os impactos das noções de saúde e de alimentação na subjetividade atual.

A Seção Especial com textos relacionados ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) é apresentada por Osmar Moreira de Souza Junior (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Glauco Nunes Souto Ramos (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), sendo composta por:

Artigo de Pesquisa “Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil”, de Adria Maria Messias (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Rio Claro-SP, Brasil) e Fernanda Moreto Impolcetto (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Rio Claro-SP, Brasil);

Artigo de Pesquisa “‘E a gente teve que aprender a conviver’: meninas e futsal escolar”, de Antonio Jorge Martins Malvar (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Osmar Moreira de Souza Junior (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil);

Artigo de Pesquisa “Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física”, de Luiz Antonio Pereira (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), Lílian Aparecida Ferreira (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Bauru-SP, Brasil) e Glauco Nunes Souto Ramos (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil);

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