Resumo

Encerrando o quarto volume da Motricidades: Revista da SPQMH, publicamos no terceiro número de 2020: 6 artigos de pesquisa, 1 artigo de revisão e 1 ensaio, além da Seção Especial, com 2 artigos de pesquisa e 2 ensaios.

No artigo de pesquisa “Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente”, Milena de Bem Zavanella Freitas (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Osmar Moreira de Souza Junior (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) analisam a abordagem de gênero e sexualidade no currículo de um curso de Licenciatura em Educação Física e os impactos na atuação profissional.

Em “Jogos e brincadeiras: modificações entre gerações”, Talila Schimith (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Catanduva-SP, Brasil) e Andresa de Souza Ugaya (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Bauru-SP, Brasil) pesquisaram como os jogos e brincadeiras se inserem em tempos-espaços, na construção social e cultural de diferentes gerações de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola estadual de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil.

Jonas Yuiti Ogawa (Escola de Educação Física do Exército, ESEFEX, Rio de Janeiro-RJ, Brasil) e Angela Nogueira Neves (Escola de Educação Física do Exército, ESEFEX, Rio de Janeiro-RJ, Brasil), adotando a tradução, síntese, retrotradução, comitê de peritos e pré-teste, adaptaram culturalmente a Sport Character Scale para a língua portuguesa, no artigo “Adaptação transcultural da Sport Character Scale no Brasil”.

No artigo “Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral”, Guilherme Augusto da Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), Mário Lucio de Amorim Filho (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, São Carlos-SP, Brasil) e Glauco Nunes Souto Ramos (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) analisam a inserção profissional de um professor de Educação Física no Programa de Ensino Integral.

A análise do processo vivido por integrantes de um projeto de Ginástica para Todos de uma universidade estadual do interior do estado de São Paulo, Brasil, foi realizada por Jéssica Shizuka Yahiro da Silva Oliveira (Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas-SP, Brasil), Felipe de Souza Silva (Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas-SP, Brasil), Fernanda Raffi Menegaldo (Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas-SP, Brasil) e Marco Antonio Coelho Bortoleto (Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas-SP, Brasil), no artigo “Ginástica para Todos: notas sobre a composição coreográfica por praticantes idosas”.

Em “Representação e simbolismo: artes visuais na fronteira Brasil/Bolívia”, Paulo César Antonini de Souza (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande-MS, Brasil) e Derick Trindade Bezerra (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande-MS, Brasil) objetivaram identificar a materialidade e conceitos que permeiam as manifestações artísticas bidimensionais na fronteira Brasil/Bolívia.

No artigo de revisão “Estilos de vida de los estudiantes universitarios: una revisión sistemática”, Marlucio De Souza Martins (Pontificia Universidad Javeriana, PUJ, Bogotá, Colômbia) e Melba Ximena Figueroa-Ángel (Universidad Santo Tomás, USTA, Bogotá, Colômbia) apresentam uma revisão sobre os estilos de vida no atual contexto universitário, atentando-se à qualidade de vida.

Flávio Soares Alves (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Rio Claro-SP, Brasil) e Yara Aparecida Couto (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) partem de uma experiência didática envolvendo o ensino das danças no contexto de um curso de mestrado profissional, para apresentar o ensaio “Reflexões sobre dança na educação física escolar”.

O presente número da Motricidades: Revista da SPQMH conta também com Seção Especial, apresentada por Maria Waldenez de Oliveira (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), composta pelos seguintes trabalhos:

Artigo de Pesquisa “Fútbol callejero: esperançando alteridade”, de Maurício Mendes Belmonte (Unidade de Saúde da Família Ulisses Guimarães, USF, Sorocaba-SP, Brasil) e Luiz Gonçalves Junior (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil);

Artigo de Pesquisa “Os ‘aulões’ nos espaços de privação de liberdade como ato de esperança”, de Luciana Ferreira da Silva Moraes (Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC, Cuiabá-MT, Brasil) e Elenice Maria Cammarosano Onofre (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil);

Ensaio “Processos educativos pelas veredas do esperançar”, de Djalma Ribeiro Junior (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Maria Waldenez de Oliveira (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil);

Ensaio “Vivências de Jongo com crianças na escola: educação das relações étnico-raciais”, de Vívian Parreira da Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Aida Victória Garcia Montrone (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil).

Com a esperança de estarmos prestes a superar momento tão difícil da história da humanidade, continuemos a exercitar a solidariedade, empatia, sororidade, fraternidade...

Sigamos em frente, assim como a Motricidades, que continua a sua missão de expandir a divulgação científica na área de Educação, em suas interfaces com Artes, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente e Saúde!

Boas leituras, reflexões, debates e, principalmente... engajadas ações!

São Carlos-SP, dezembro de 2020

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