Integra

Um dos grandes desafios assumidos pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Profissional – Gestão do Esporte, da UNINOVE é a organização de um encontro internacional da área a cada dois anos, reunindo pesquisadores acadêmicos de ponta e profissionais do mercado de gestão do esporte também com reconhecido gabarito. Neste ano de 2014, o Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento (EIGEE) teve a sua segunda edição. E mais uma vez, pudemos ter a chance de reunir acadêmicos e profissionais do mercado para discutir temas relacionados à gestão do esporte no Brasil e no mundo.

Foram quatro convidados a realizar palestras para os 102 participantes inscritos no evento. No primeiro dia do evento, as palestras se voltaram para a pesquisa acadêmica. Para a discussão das perspectivas de pesquisa acadêmica em gestão do esporte no mundo, foram convidados o Prof. Geoff Dickson, professor da Universidade de Otago e presidente da Associação de Gestão do Esporte da Austrália e Nova Zelândia, e o Prof. Ary Rocco, professor da Universidade Nove de Julho e da Universidade de São Paulo e vice-presidente da Associação Latino Americana de Gestão do Esporte.

No segundo dia do evento, foram abordados temas da gestão profissional do esporte. Para a discussão sobre os aspectos profissionais e de mercado na gestão do esporte, foram convidados o Sr. Agustin Danza, CEO da Confederação Brasileira de Rugby, e o Sr. Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. Além das palestras, o evento contou com apresentação de 35 trabalhos completos em Simpósios Temáticos.

Destes 35 trabalhos completos apresentados, a equipe da revista Podium, em conjunto com a equipe de pareceristas do II Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento, escolheu os melhores trabalhos para a publicação desta edição especial. Desta maneira, a revista consegue a publicação de um terceiro número em um mesmo ano, pela primeira vez em sua curta existência. Dois trabalhos foram publicados no número regular da Podium e os demais (25 trabalhos) foram publicados nos Anais do II EIGEE. Este dado mostra que a área se consolida a cada ano.

Neste número especial, que conta com oito artigos, autores de cinco estados diferentes (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sanata Catarina e Pará), além do Distrito Federal, tiveram seus trabalhos publicados. O evento conseguiu reunir pesquisadores com trabalhos já realizados ou em desenvolvimento dos quatro cantos do país. Não poderíamos ter melhor indicador de que a Gestão do Esporte se fortalece e a disseminação de mais espaços para discussão e publicação só podem ajudar neste processo.

Dos oito artigos selecionados, dois deles analisam questões relacionadas ao marketing esportivo. Os estudos têm como pano de fundo a investigação do consumidor de esportes no Brasil. Mais especificamente, do consumidor de partidas de futebol no país.

Os outros seis artigos tratam de questões ligadas a modelos de gestão, gestão do conhecimento e gestão da informação no esporte. Além disso, são apresentados estudos de caso sobre a gestão de questões ligadas ao esporte em municípios brasileiros. São artigos que mostram a pluralidade de questões com as quais os investigadores podem se deparar ao optarem por pesquisar temáticas ligadas à gestão do esporte.

O II EIGEE mostra que os pesquisadores brasileiros estão em busca do fortalecimento de sua área. E isto se consegue com investigação séria e espaços para divulgação e disseminação do conhecimento. Esperamos que os esforços de todos aqueles que fizeram ser possível esta publicação (os autores, os pareceristas da revista e do evento, a equipe editorial da Podium e os organizadores e participantes do evento) possam ter auxiliado neste processo.

Desejamos a todos uma boa leitura

João Manuel Casquinha Malaia Santos - Editor Científico

João Paulo Lara de Siqueira - Editor Adjunto

Acessar