Resumo

Prezados leitores,
Temos o prazer de apresentar o primeiro número de 2014 da Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Remefe), no qual mantivemos o compromisso com a veiculação da produção científica de autores de várias regiões do Brasil, bem como de diferentes campos de estudo da Educação Física. 

Contemplando a área esportiva destacamos quatro artigos. Além da dimensão técnica, tratada no artigo referente ao perfil estatístico de atletas do basquetebol, foram abordadas importantes temáticas em discussão no cenário nacional, entre elas Políticas Públicas do Esporte, Esporte Educacional e Pedagogia do Esporte.

Na área de Comportamento Motor, dois artigos apresentam seus achados referentes à manipulação de objetos por crianças com Síndrome de Down e à melhora no desempenho motor de estudantes praticantes de ginástica. 

Importantes reflexões e contribuições sobre os conteúdos atitudinais, o julgamento moral e as estratégias pedagógicas foram proporcionadas por três estudos dedicados à pesquisa no âmbito escolar. 

Sob a ótica da esfera biofísica, três artigos divulgam os conhecimentos produzidos acerca das relações entre promoção da saúde e atividade física; bebidas energéticas e desempenho esportivo; e hipo-hidratação e produção de força. 

Finalmente, reportamos três artigos, também abarcados na esfera biofísica, que se dedicaram ao estudo de características fisiológicas em diferentes populações: tenistas, jogadores de futsal e mulheres de diferentes faixas etárias e estados nutricionais. Esperamos que esta edição fomente discussões e avanços contributivos para o desenvolvimento da Educação Física e do Esporte.

Boa leitura a todos!
Greice Kelly de Oliveira
Editora acadêmica

Acessar