Resumo


Editorial
Otaviano Helene

Os artigos desta edição da Revista da Biologia têm um tema em comum: as atividades físicas, especialmente as humanas. Como os autores e as autoras dos artigos são de diferentes áreas de conhecimento e também diferentes instituições públicas de ensino superior, este número da revista tem um forte caráter interdisciplinar. 

A maior parte desses artigos corresponde a uma série de seminários apresentados durante o ano de 2011, no Instituto de Física da USP. Essa série de seminários foi organizada com o objetivo de oferecer um tema comum – as atividades físicas – que permitisse o contato entre profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, criando um ambiente capaz de promover e incentivar trabalhos interdisciplinares.

Os artigos tratam de temas como a composição das fibras musculares em atletas que se dedicam a diferentes atividades esportivas, os mecanismos físicos mais importantes nas corridas curtas e nos saltos em altura e distância, o papel do atrito e da resistência dos pelos dos primatas na origem do bipedalismo em humanos, a evolução do entendimento da demanda metabólica na locomoção, a função das ações excêntricas e concêntricas no ganho de massa muscular e, finalmente, como a imaginação pode contribuir para o desempenho de atividades esportivas.

Esperamos que a publicação dos artigos neste número da Revista da Biologia contribua para incentivar a interdisciplinaridade, complementando, assim, o desejo dos organizadores e participantes daquela série de semi- nários.

Esta publicação só foi possível graças ao esforço da coordenação da Revista da Biologia e à colaboração dos autores e das autoras, que sempre responderam às demandas necessárias para a preparação da revista. 

Acessar