Educação a distância
Parte de 10 Anos de Parceria CREFMG . páginas 27 - 34
Resumo
O processo de aprendizagem, no qual há um distan ciamento físico e temporal entre quem aprende e quem ensina, tem sofrido, ao longo da história da Educação, grandes transformações, tanto em seu conceito como nas tecnologias, processos e dinâmicas. Os cursos por correspondência, que iniciaram no fi nal do século XVIII, despertaram o interesse de várias instituições educacionais ao redor do mundo. (HACK, 2014). Segundo Vieira (2018), com a criação do rádio e da televisão, no início do século XX, verifi cou-se a expansão da Educação a Distância (EaD). Nesse período, houve o aprimoramento dos conteúdos dos cursos e dos processos de produção, para haver adaptação ao tipo de linguagem adotada pelas estações de rádio e pelos telecursos nos canais de televisão. Na década de 1970, com o desenvolvimento do computador e, principalmente, com criação da internet, a EaD alcançou um patamar técnico capaz de distribuir materiais educativos em grande velocidade e potencializar o acesso amplo a conteúdos educativos que estavam até então restritos a grupos específi cos. No fi nal da década de 70 e na década de 80, com as revoluções ocorridas tanto na área das tecnologias da comunicação como também nos meios eletrônicos, verifi cou-se a dinamização do processo de aprendizagem pelo desenvolvimento das audioconferências e teleconferências, que permitiram a proximidade temporal entre os alunos e os professores (POSSOLLI, 2012). Nas últimas duas décadas, as transformações que ocorreram nas tecnologias de produção e divulgação de conteúdo têm estimulado a elaboração de materiais pedagógicos cada vez mais dinâmicos e com grande potencial motivacional. Os atuais ambientes virtuais de aprendizagem (AVA