Editora Pearson Education do Brasil. Brasil None. 456 páginas.

Sobre

Como organizadores do primeiro volume de Educação a distância: o estado da arte, fomos surpreendidos quando a obra foi agraciada, em 2008, com o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria de “Psicologia, Psiquiatria e Educação”. Meritória conquista: uma coletânea de 61 capítulos sobre tópicos superespecializados (muitos dos quais escritos em linguagem acadêmica, outros mais jornalísticos), apresentando experiências e analisando tecnologias de ensino/ aprendizagem cuja permanente renovação impõe-se diante das resistências de um meio educacional que ainda não se rendeu à modernidade: a evolução e a disseminação da EAD no Brasil e no mundo. Laureada, a obra comprovou que a cultura brasileira está aberta a temáticas que mobilizam estudiosos de diferentes áreas do saber. Os autores representados neste volume conseguiram, com a clareza que cada abordagem exige, comunicar o valor dessa modalidade e os ilimitados conteúdos informativos cujo alcance souberam ultrapassar. O prêmio nos motivou a pensar na elaboração de um segundo volume, com novo time de autores e novos tópicos. Mas seria possível? São poucos os países que se destacam pela “profundidade de campo” em EAD (isto é, estudiosos e profi ssionais em número e capacidade elevada) para consumar uma iniciativa de caráter plural. Depois de compulsar a produção de pesquisadores de todo o país, foi possível reunir mais de 50 autores capazes de produzir textos inéditos, sucintos e academicamente respeitáveis sobre as especialidades nas quais se distinguem. Embora entrando tardiamente no uso da modalidade a distância para o ensino superior e para a educação corporativa, o Brasil apresenta hoje um contingente relativamente grande de especialistas nos diversos níveis que compõem a área de EAD, assegurando o sucesso da expansão nas próximas décadas.

Sumário

Arquivo