Educação Ambiental: Desafios para a Formação do Professor de Educação Física
Por Simone Rechia (Autor), Talita Marques Santos (Autor), Marcelo Ponestki Oliveira (Autor), Luize Moro (Autor), Elaine dos Santos Oliveira (Autor), Hildete de Almeida Galvão da Silva (Autor), Karine do Rocio Vieira dos Santos (Autor), Mariana Ciminelli Maranho (Autor), Thaís Gomes Tardivo (Autor).
Em I Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE
Resumo
O presente estudo buscou evidenciar a relação corpo, natureza, espaço urbano e cidade, baseado em intervenções em parques, bosques e praças da cidade de Curitiba, com crianças matriculadas na rede pública de ensino. Partimos do pressuposto que os conteúdos escolares devem contemplar essas questões, através de ações interdisciplinares, sendo o professor capaz de articular as problemáticas ambientais com o cotidiano de seus alunos. Objetivamos nesse artigo relatar as principais dificuldades encontradas nessas intervenções, analisando o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR; levantando subsídios teóricos e caminhos para a atuação dos professores de educação física neste contexto.