Resumo

Nos dias atuais as atividades realizadas na natureza vêm ao encontro da necessidade do ser humano em vivenciar experiências no ambiente natural (BAHIA; SAMPAIO, 2005). Situação esta que requer um redirecionamento referente às questões educacionais envolvidas Neste contexto, pode-se destacar a educação ambiental, entendida como espaço privilegiado no constante movimento de mudanças para melhores condições de vida, reforçando a participação e o engajamento crítico e criativo dos sujeitos (MARINHO, 2004). Dessa forma, este estudo teve como objetivo investigar a concepção de educação ambiental adotada nos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA) no período de 2006 a 2008. Optou-se pela pesquisa exploratória, realizada por meio de análise documental feita nos anais do I, II e III CBAA, que ocorreram no período de 2006 a 2008. A busca nos anais foi realizada tanto para a modalidade pôster quanto para comunicação oral, utilizando-se a palavra-chave: educação ambiental. Foi considerado o número total de trabalhos que apresentou no título ou no corpo do texto o termo educação ambiental. Os dados foram analisados descritivamente, com base na técnica de análise de conteúdo temático e classificados em da seguinte forma: concepção implícita de educação ambiental; concepção explícita de educação ambiental e não aborda a educação ambiental. Os resultados demonstraram que, dos 143 trabalhos apresentados nas três primeiras edições do Congresso, ocorreram 52 incidências de concepção implícita de educação ambiental, e apenas sete para concepção explícita de educação ambiental. Dentre os trabalhos que apresentaram concepção explícita, um abordou a educação ambiental no contexto da educação física escolar, dois no âmbito universitário, em projetos ou disciplinas relacionados à temática e quatro no ambiente do lazer, seja em trilhas ecológicas, parques ou praças, corroborando dessa forma com o tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis, em que é abordada a educação ambiental como um ato político, fundamentada em valores para a transformação social, e ainda baseada em um pensamento crítico e inovador, devendo ser discutida em todos os espaços de educação formal, informal e não formal, para todas as faixas etárias.

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